quarta-feira, 10 de abril de 2013

MP denuncia prefeito de Governador Nunes Freire por improbidade

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) denunciou o prefeito de Governador Nunes Freires Marcel Everton Dantas Silva por improbidade administrativa. De acordo com o promotor de Justiça Hagamenon Azevedo, ele anulou a nomeação de candidatos aprovados como excedentes em concurso público realizado em 2010.
À época, o prefeito disse que a anulação foi motivada pelo aumento de despesas com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato do gestor anterior Indalécio Wanderley. No entanto, para o MP-MA, o ato administrativo do prefeito não demonstra de forma inequívoca que as nomeações resultaram em aumento de despesa com pessoal.
O promotor alega que a exoneração ocorreu sem dar possibilidade de defesa aos convocados que já tinham sido nomeados e já estavam prestando serviços ao Município nos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013. Os servidores exonerados foram aprovados e/ou classificados em concurso público, cujos resultados finais foram homologados em data anterior aos três meses que antecederam a posse do prefeito eleito.
Na ação civil, o MP-MA requereu à Justiça a decretação da nulidade do ato que anulou o edital de nomeação dos candidatos aprovados no concurso e que o  município de Governador Nunes Freire seja obrigado a reintegrar os servidores nomeados e empossados pelo Edital de Convocação de 26 de novembro de 2012 e atos posteriores,  com o consequente pagamento dos salários respectivos até o momento atual.
O promotor de justiça solicitou também que seja fixada multa no valor de R$ 10 mil, a incidir sobre o patrimônio pessoal do prefeito Marcel Dantas Silva, caso não seja dado fiel cumprimento à medida no prazo de 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário