quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Programa "Viva meu primeiro emprego" beneficiará Jovens Pinheirenses


O Governo do Estado, por meio da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) e sob a coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), lançará o Programa Estágio Viva Primeiro Emprego, nesta quarta-feira (15), às 10h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. A ação objetiva qualificar jovens e adultos para atender as demandas do mercado de trabalho no Maranhão.

A previsão é que cerca de cinco mil pessoas sejam beneficiados. Estarão presentes à solenidade a governadora Roseana Sarney; secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra; de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo; de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, entre outras autoridades.

O Estágio Viva Primeiro Emprego faz parte do programa de formação continuada Maranhão Profissional, que abrange ações integradas entre Governo do Estado, iniciativa privada e instituições de ensino públicas e privadas, com o objetivo de estimular a formação profissional e vai contar com cursos profissionalizantes de extensão tecnológica.

O programa se destina a capacitar pessoas com idade entre 18 e 30 anos, que não possuem vínculo empregatício e estejam matriculados nos cursos de Qualificação Profissional ofertados pelas Instituições parceiras do Programa, que abrange os municípios de São Luís, Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras,Pinheiro e Santa Inês.

Além de oferecer a oportunidade de qualificação, o Estado será o responsável pelo pagamento da bolsa aos estagiários, no valor de R$ 622,00, mais seguro contra acidentes pessoais. Já as empresas participantes do programa deverão ofertar aos estagiários condições adequadas de aprendizagem social, profissional, cultural e vale transporte.

Ao final do estágio, os alunos receberão um certificado de Qualificação Profissional, atestando experiência na área de formação do curso e do estágio e ainda terá maior oportunidade de ser efetivado na empresa onde estagiou.

As inscrições ocorrerão a partir de editais específicos publicados no portal do Programa de Estágio “Viva Primeiro Emprego”, no www.primeiroemprego.ma.gov.br e no Diário Oficial do Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário