quarta-feira, 20 de maio de 2009

Victor Mendes faz homenagem aos defensores públicos

O Dia Nacional do Defensor Público, comemorado no dia 19 de maio, foi lembrado na manhã desta terça-feira (19) pelo deputado Victor Mendes (PV), que destacou a importância desta função no auxílio aos mais humildes e defendeu a atenção especial do governo para oferecer melhores condições de trabalho à categoria, especialmente com relação às melhorias salariais.

Victor Mendes citou que no início da manhã de hoje participou, ao lado da defensora-geral Ana Flávia Vidigal, de um evento no Centro Histórico em homenagem aos defensores públicos. Ele destacou que esta data foi escolhida para marcar a inauguração de uma biblioteca na sede da Defensoria Pública do Estado.

Segundo Victor Mendes, o evento homenageou o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Maranhão, Caldas Goes. “Pela sua folha de serviços prestados à advocacia maranhense, muito justa a homenagem”.

Durante o pronunciamento, Victor Mendes também fez menção à importância do cargo de defensor público. “Os defensores são advogados pagos pelo Estado para atender pessoas que ganham abaixo de um salário mínimo, que não condição de arcar com o serviço de advogado”.

Diante da necessidade de aumentar o número de defensores públicos do Estado, ele lamentou que apenas 3 dos 217 municípios maranhenses contam com o atendimento de defensores públicos.

Victor Mendes afirmou que se tornou um defensor permanente desta categoria, deste que chegou a Assembleia Legislativa (em 2007), com base no período em que era estagiário de Direito e durante quatro anos acompanhou o trabalho dos defensores públicos. “Acho que hoje estou gabaritado para defender esse segmento”.

Na homenagem feita da tribuna, Victor Mendes também destacou o trabalho da defensora-geral Ana Flávia Vidigal, que ele classificou como “pessoa lutadora”.

MEMÓRIA

Victor Mendes lembrou que a governadora Roseana Sarney foi quem instituiu a defensoria pública no Maranhão. Em razão disso, ele afirmou ter confiança de que, no retorno ao governo do Maranhão, Roseana dará um tratamento diferenciado a esta categoria, valorizando o seu papel no auxílio aos mais humildes. “Se não [acontecer], estarei nesta tribuna, cobrando”.

Na avaliação de Victor Mendes o governo passado não dispensou a atenção que a Defensoria merece. “A Defensoria Pública foi uma categoria abandonada pelo governador cassado Jackson Lago, foi uma categoria humilhada e rejeitada”.

AGENTES DE SAÚDE

Victor Mendes também manifestou apoio à reivindicação por melhorias salariais dos agentes comunitários de saúde, que realizaram uma manifestação hoje em frente a Assembleia Legislativa.

Ele lembrou que no ano de 2006, quando ainda não exercia o cargo de deputado estadual, acompanhou uma comitiva maranhense de agentes de saúde até Brasília, quando foram reivindicar, durante uma manifestação nacional, por melhores condições salariais. “Essa categoria tão importante para o desenvolvimento do nosso Estado, do nosso país. Saúdo vocês e me coloco à disposição nessa luta que não é fácil”.

2 comentários:

  1. SONETO: A Grande Maranha(metrificado propositalmente com SETE sílabas)



    Deve dar orgulho ao povo
    Nascido no Maranhão
    Ao ver seu estado no topo
    Dos mais ricos da nação

    Quando o resto do país
    Está chorando desgraça
    Aqui vivemos felizes
    Em pleno estado de graça

    Quem quiser morrer num céu
    Aqui mesmo neste chão
    Pode vir pra cá depressa

    Viver sem corrupção
    Analfabetismo a zero
    Desemprego também não......



    Obra: SONETO
    Título: MAU, SÓ, AO LÉU (MAUSOLÉU)
    Autor: ???????


    Cai um SOL em seu triste ocaso
    Mergulha a noite num clarão
    A estrela que volta a brilhar
    É uma beta de escorpião

    Após anos na vala comum
    Mortos fazem rebelião
    Duma só vez todos se exumam
    Dando o lugar ao VESPILÃO

    Grande Maranha significa,
    Assim falou padre Vieira,
    “Mesma coisa que Maranhão”

    Mas se o vigário fosse vivo
    Veria que seu dito valeu
    Enquanto “Sarnê” foi mandão.

    GLOSSÁRIO:
    * Ocaso: o pôr-do-sol
    Beta de Escorpião: estrela que, na bandeira nacional, representa o Maranhão.
    Vespilão: no Império Romano, coveiro que enterrava os pobres em valas comuns.
    Maranha: negócio intrincado, astúcia, mentira......etc.

    ResponderExcluir
  2. -ISSO É UM ESTÚDIO DE TV, OU UMA ESTREBARIA?
    -ISSO É UMA EQUIPE JORNALÍSTICA, OU UMA RÉCUA?
    -VOCÊS PEIDAM PELA BOCA, OU FALAM PELA CLOACA?
    -DE TÃO BURROS QUE SÃO, VOCÊS USAM OS RINS PARA FAZER CÁLCULOS!

    ResponderExcluir