segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Faleceu Dona Catarina 78 anos, durante 40 anos manteve vivo o Tambor de Crioula Ginga Zé Macaco


Catarina Amorim Soares. 78 anos, nascida no dia 13 de fevereiro de 1941 no povoado Apertado municipio de Pinheiro. Esposa de jose martins Soares, Ze Macaco, Mae de 8 filhos, Muitos Netos e Bisnetos.

Desde a morte do seu esposo foi a guerreira mantendo uma tradição criada pelo saudoso Ze Macaco. O Tambor de Crioula. Uma das poucas tradições culturais ainda viva no município de Pinheiro. Durante 40 anos, foi ela com seus filhos a responsáveis pela manutenção do Tambor de Crioula. Era ela também desde o falecimento do seu esposo, a responsavel pela família.

Dona Catarina deixa saudades, mas, deixará viva e permanecerá viva na memória de todos os que gostam e dos que querem manter viva a tradição de uma família unida em torno da cultura do Tambor de Crioula. Gilmar, Doegnes, são a imagem de uma guerreira, que durante 40 anos, foi capaz de segurar sozinha, com determinação e zelo uma familia numerosa, sempre na direção do respeito e da consideração. Sentimentos hoje pouco utilizado pelas pessoas. Dona Catarina com a sua simplicidade e sempre de voz mansa, é e será sempre exemplo do que é e deve ser uma família sempre unida, voltada sempre para o espirito da cultura da nossa terra. Que essa força e a vontade da Dona Catarina, não se perca jamais. Foi 40 anos depois ao encontro do seu esposo, Ze Macaco, com a certeza de que cumpriu com dignidade a sua missão junto da sua familia, e da familia de todos os Pinheirenses de bem...descanse em paz e tenha certeza, de que a tradição deixada pelo seu esposo, mantida pela senhora durante 4 decadas, permanecerá viva com seus filhos, netos e bisnetos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário