segunda-feira, 16 de maio de 2016

Os prefeitos empreendedores do Sebrae (Ou: O Sebrae deve rever seus conceitos)

Que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem prestado relevantes serviços ao país em apoiar, fomentar, formar e aprimorar o empreendedorismo nacional isso ninguém dúvidas. A instituição é uma das pioneiras no trabalho para o desenvolvimento dos pequenos empreendimentos no país.
Exatamente por ser muito respeitado, o Sebrae pode ter que rever critérios para conceder o seu famosoPrêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
É que a cada tempo a sociedade e as organizações evoluem, conceitos e práticas de gestão mudam, e os processos organizacionais tanto do setor privado quanto do público mudam também.
Fatores como políticas de combate à corrupção, transparência nos negócios públicos, investimentos para melhoria do IDH das cidades, ações de valorização do funcionalismo, entre outros fatores caros para uma sociedade cada vez mais exigente e atenta às questões da administração pública.
O que começa a chamar atenção crítica do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é quantidade de prefeitos que, ao menos aparentemente, não merecem tamanha honraria quando a própria comunidade reprova a gestão dos mesmo. Os casos estão aí aos montes, inclusive no Maranhão. Ou seja, prefeitos muito mal avaliados, cuja gestão é sofrível em várias áreas, onde a incompetência é vista a olho nu e ainda assim o Sebrae os concede o título de Prefeito Empreendedor.
Nesse sentido, o que era para ser uma festa democrática em reconhecimento aos bons e competentes gestores públicos municipais, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor acaba desestimulando ou mesmo decepcionando quem realmente merece tal título.
Seria bom o Sebrae rever o conceito do Prefeito Empreendedor.
Do Blog de Robert Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário