sábado, 2 de abril de 2016

Superintendente do Sebrae apresenta projetos de desenvolvimento econômico

O Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Batista Martins, visitou, na semana passada, quatro municípios do Litoral Oeste Maranhense, que integram o projeto Desenvolvimento Econômico Territorial – DET, para apresentar as ações previstas e conhecer um pouco mais sobre as demandas dos empreendedores da região. O novo projeto será desenvolvido nos municípios de Cândido Mendes, Luís Domingues, Carutapera e Godofredo Viana, em parceria com as prefeituras municipais.
Em Cândido Mendes a reunião foi com fruticultores e artesãos, além de secretários de governo do município.
Na ocasião, o superintendente enfatizou a importância de ir até o empreendedor, para conhecer a realidade das comunidades e decidir junto com cada grupo o que é preciso para impulsionar as ações. Destacou também que as parcerias são fundamentais para o sucesso desse trabalho realizado tanto no meio urbano como rural.
Na Associação dos Trabalhadores com Açaí do Município de Luís Domingues- ATALD, João Martins, que estava acompanhado do gerente regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz e do gestor do projeto DET, Adalberto Fraga, foi recebido por um grupo de associados, que aproveitou o momento para expor as dificuldades que a entidade tem para desenvolver as atividades e ouvir as colocações do superintende com relação ao que está sendo proposto por meio do projeto.
Josivaldo Gonçalves, presidente da ATALD, explicou que eles já plantam, processam e comercializam a polpa do açaí, mas só no próprio município. Agora, querem ampliar mercado e, para isso, precisam fazer parcerias. O presidente da associação demonstrou otimismo com a visita.
“A presença do Sebrae é de suma importância nesse processo, pois sabemos que o conhecimento por meio das capacitações é uma ferramenta que vai impulsionar nosso negócio. Ter o superintende da instituição aqui, conhecendo de perto a nossa realidade, nos deixa ainda mais confiantes”, enfatizou.
Para o gestor do Sebrae e responsável pela execução do DET, Adalberto Fraga, o papel do Sebrae é fortalecer a organização social da entidade, bem como contribuir para o aumento da produção e a da produtividade, buscando com qualidade novos mercados. “O trabalho já está em andamento com o plano de ação definido para alçar os objetivos propostos. O Negócio Certo Rural será a próxima ação a ser desenvolvida no mês de abril, juntamente com os fruticultores de Luís Domingues”, reinterou Fraga.
Em Carutapera a reunião foi com os secretários municipais e pessoas que integram o Polo Turístico Amazônia Maranhense, formado por cinco municípios: Carutapera, Luís Domingues, Turiaçu, Godofredo Viana e Cândido Mendes.
Roseane Maia, turismóloga, diretora de turismo do município e coordenadora do Polo, fez a apresentação dos dados e demonstrativos do potencial turístico da região. Segundo Roseane, a ideia é fazer do turismo sustentável a principal atividade econômica de Carutapera, a frente do comércio da pesca que hoje impulsiona a economia local.
O superintendente João Martins encerrou a agenda, agradecendo as parcerias com as prefeituras e reafirmando o compromisso do Sebrae em levar aos micro e pequenos empreendedores, inovação, tecnologia, educação empreendedora, e conhecimento, que podem melhorar a vida das famílias e consequentemente dos municípios. “Essa é uma das estratégias do Sebrae: discutir com gestores públicos e todos aqueles que querem, de alguma forma, melhora o desenvolvimento da região, por meio das potencialidades que existem nas suas localidades e as informações prestadas por nosso corpo técnico”, concluiu Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário