sábado, 9 de abril de 2016

Dilma Rousseff nomeia Gastão Vieira como presidente do FNDE

O ex-deputado federal Gastão Vieira (PROS), voltou a alto escalão do Governo Federal. Na manhã desta quarta-feira (6), o Diário Oficial da União publica a nomeação do ex-ministro do Turismo para o cargo de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. O órgão é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação – MEC, que tem como objetivo prestar assistência financeira e técnica, e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos.
Este cargo já seria ocupado por Gastão Vieira logo no inicio de 2015, mas após problemas com o PMDB, uma operação foi feita para impedir a entrada do ex-deputado federal no Governo. Porém a presidente Dilma reconheceu os méritos do maranhense e o colocou no lugar de Antônio Ildivan Lima que era indicação do ex-ministro da Educação, Cid Gomes.
De acordo com o que foi apurado, a nomeação de Gastão Vieira não envolve nenhum tipo de acordo com PROS, mas ocorreu por conta da capacidade técnica do maranhense que já foi secretário de Educação e Planejamento no governo Roseana Sarney.
Gastão é conhecido por ser um dos melhores técnicos que o Maranhão possui. Antes de ser nomeado, o presidente do PROS no Maranhão vinha prestando consultorias em Brasília.
Assumir o FNDE vai garantir a Gastão, um importante status, uma vez que o órgão é o responsável por fazer repasses do dinheiro da educação, ou seja, vai haver muito prefeito maranhense procurando o novo presidente da autarquia.
Perfil de Gastão Vieira
Secretário-executivo do Projeto Grande Carajás.  
Foi eleito deputado estadual em 1986 e reeleito em 1990.
Secretário de Planejamento no governo Edison Lobão (1991-1994).
Deputado federal em 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010.
Secretaria de Educação no governo de Roseana Sarney
Secretário de Planejamento no governo Roseana Sarney
Ministro do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário