quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CEMAR faz cadastro para troca de 240 geladeira em Pinheiro


Chegou a vez do município de Pinheiro receber o Projeto Caravana da Economia, que promove troca gratuita de geladeiras velhas (que gastam muita energia) por geladeiras novas e mais econômicas (com selo PROCEL – Categoria A). O cadastro acontecerá no dia 18 de setembro, na Avenida Tarquino Lopes s/n Centro, na Praça José Sarney ao lado da Prefeitura Municipal.
Desde o início do Programa, em 2007, foram trocadas mais 27 mil geladeiras em 42 municípios maranhenses. Todos os clientes cadastrados receberão a visita técnica das equipes da Caravana da Economia, que realizará a análise de cada caso. As geladeiras que apresentarem as piores condições serão trocadas por geladeiras novas gratuitamente. A previsão é que sejam trocadas 240 geladeiras no município.
Para participar do Programa é necessário o cliente atender aos pré-requisitos e fazer o cadastro nos locais e datas divulgados nos veículos de comunicação e por meio do site da CEMAR. Depois, agentes da CEMAR realizam visitas técnicas para avaliar as geladeiras de cada inscrito. As geladeiras em pior estado são trocadas por geladeiras novas com selo A do PROCEL. No momento da visita os mesmos agentes dão orientações sobre o uso racional e economia de energia e realizam a troca gratuita de lâmpadas incandescente (que gastam mais) por fluorescentes (mais econômicas).
Para serem selecionados, os clientes devem obedecer aos seguintes critérios:
  • Estar classificado na Tarifa Social de Energia Baixa Renda
  • Possuir uma geladeira velha em funcionamento
  • Ser o titular da conta de energia
  • Estar em dia com o pagamento da conta de energia
  • É necessário morar no município onde for feito o cadastro

Projetos como o Caravana da Economia fazem parte do compromisso de todas as concessionárias de energia elétrica do País que, desde 2000, atendem à Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que determina que as concessionárias devem investir 1% de sua receita operacional líquida em Programas de Eficiência Energética (PEE) e em Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). No caso da CEMAR, o Caravana da Economia faz parte Programa de Eficiência Energética, que desenvolve também outras ações e promove o uso racional da energia. O objetivo principal é evitar o desperdício de energia elétrica e diminuir impactos ambientais.
Assessoria de Imprensa da CEMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário