quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Bequimão-MA: Zé Martins constrói, amplia e recupera mais de 400 KM de estradas vicinais

 


Nos últimos oito anos, a população da zona rural de Bequimão ganhou a maior malha viária da história do município. Das mais de 80 comunidades localizadas na zona rural, nenhuma vive mais em isolamento no período invernoso, como acontecia em gestões anteriores. Desde que assumiu a gestão do município em janeiro de 2013, o prefeito Zé Martins entrou para a história política, ao conseguir convênios estadual e federal para construção, ampliação e recuperação de estradas vicinais em Bequimão.

Em sua primeira gestão, Zé Martins construiu, recuperou e ampliou mais de 300 quilômetros de estradas vicinais, ligando 80% das comunidades à sede do município. Onde as estradas eram estreitas, Zé Martins ampliou. Já onde não existiam estradas, o prefeito construiu, transformando caminhos em estradas amplas. Na zona rural de Bequimão, não é mais necessário um carro entrar no mato, para outro veículo passar. As estradas agora possuem largura para dois veículos trafegarem em sentidos contrário.

Nos últimos 4 anos, o prefeito Zé Martins trabalhou na recuperação, ampliação e construção de estradas vicinais, ligando todos os povoados à sede do município. Agora são 100% dos povoados interligados. Além disso, Zé Martins também interligou a zona rural aos municípios limítrofes, após construção de bueiras e estradas, facilitando o acesso de moradores de municípios vizinhos e encurtando distância. São mais de 400 quilômetros de estradas que estão sendo construídas, recuperadas e ampliadas até o final de dezembro deste ano.

Durante seu mandato, o prefeito Zé Martins também substituiu as velhas pontes de madeira por bueiras de concreto. Uma inovação de sua gestão, já copiada em outros municípios. Nas partes baixas das estradas, onde as enchentes cortavam e deixavam os moradores isolados, o prefeito está construindo bueiras de concreto. A zona rural de Bequimão agora tem acesso inverno e verão. Nos últimos anos, o inverno tem castigado as estradas, mas uma força tarefa, criada por Zé Martins, trabalha na recuperação de locais isolados, facilitando o acesso de moradores, ambulâncias, carros de passageiros, ônibus escolares e viaturas da polícia e guarda municipal.

ESTRADAS DO POLO PARICATÍUA 

No último sábado, dia 12 de dezembro, Zé Martins, acompanhado do prefeito eleito João Martins, dos vereadores eleitos Jorge Filho e Carlinhos de Severaldo, secretários Tonho Martins e Ademar Costa, visitou a estrada que liga o povoado Conceição à comunidade Iriritiua, passando por Boa Vista I e II. Mais uma estrada construída pela Prefeitura de Bequimão em convênio com o Governo Federal.

“A gente vivia isolado aqui. Tínhamos dificuldades para transportar uma pessoa doente, já que o principal acesso era precário, não tínhamos estrada. Nossa comunidade lutou por isso e, graças ao prefeito Zé Martins e a união dos moradores daqui, agora temos uma estrada boa, que serve para transportar alunos, tem acesso para ambulância se for necessário, escoar nossa produção, seja da agricultura ou da pesca. Agora é só gratidão ao prefeito e à nossa comunidade”, destacou o morador Valdean Almeida Neto.

O pescador e morador da comunidade Iriritiua, Valdean Almeida Neto, feliz em contar com uma estrada de qualidade construída pela Prefeitura

 

A região recebeu investimentos na infraestrutura de estradas e ruas, como aconteceu no povoado Paricatiua, onde o prefeito Zé Martins colocou asfalto nas vias principais e piçarra nas ruas transversais do povoado. O polo Paricatiua todo agora tem acesso pelas estradas vicinais novas e de qualidade.

ESTRADAS DO POLO QUINDÍUA

A prefeitura recuperou, ampliou e construiu estradas na região que compreende Quindiua e adjacências. Os povoados Ramal de Quindíua, Mafra, Santa Rita, Santaninha (Quindíua de Baixo), Vila Nova de Quindíua e Jacaretíua estão com suas estradas totalmente recuperadas.

Os povoados estão interligados por estradas novas e empiçarradas. O antigo caminho que liga o povoado Santa Rita ao cemitério da região deu lugar para uma bela estrada construída e agora liga a comunidade Santaninha e povoados do entorno, com acesso a veículos de grande porte como caminhão, ônibus e caçamba, o que facilita o escoamento da produção agrícola. Na comunidade Ramal de Quindíua, a prefeitura recuperou ruas dentro do povoado, melhorando o acesso aos moradores.

REGIÃO NORTE DE BEQUIMÃO

A região norte de Bequimão que compreende os povoados Floresta, Santana, Centrinho, Beirada, Juraraitá, Iribuí, Itaputíua (onde o prefeito Zé Martins construiu uma barragem no porto, facilitando o embarque e desembarque de pescadores da região com qualquer maré), Suassuí (Zé Martins construiu uma barragem e uma trapiche no porto), Calhau e Ponta do Soares, as estradas foram recuperadas e ampliadas, dando acesso aos moradores para a escoação da produção agrícola e pesqueira.

 

São mais de 40 quilômetros de estradas vicinais recuperadas, que ligam os 10 povoados à sede do município, ajudando no transporte de alunos e passageiros, como explicou o líder comunitário da região, Agnaldo Vieira, morador do povoado Calhau.

O líder comunitário da região, Agnaldo Vieira, morador do povoado Calhau e o secretário municipal de Infraestrutura, Tonho Martins

“Mais um sonho está se tornado realidade, graças ao prefeito Zé Martins, que com recursos do tesouro municipal está melhorando a vida de moradores das comunidades da região, com a recuperação e ampliação das estradas vicinais que ligam os povoados à sede dos município, construídas pelo saudoso Juca Martins.

 

Sem uma estrada de qualidade não temos como sair das localidades, dificulta o transporte de alunos e de passageiros, a escoação da produção agrícola e pesqueira, já que os povoados são localizados na faixa litorânea, principalmente no período chuvoso. Com as estradas recuperadas e empiçarradas, facilita o tráfego de ambulâncias e desenvolve a região, que é composta por 5 povoados, todos produtivos”, defendeu o líder comunitário.

REGIÃO DE JACIOCA/MOJÓ/VILA DO MEIO

As estradas que ligam a região estão sendo concluídas pelo prefeito Zé Martins. Da MA-106 no povoado Jacioca, passando por Mojó e Vila do Meio, interligando povoados da região, os moradores agora podem passear de moto ou carro. O acesso está cada vez melhor.

Em locais de rios, o prefeito Zé Martins construiu bueiras de concreto. São obras realizadas em convênio com o governo federal e contrapartida da Prefeitura de Bequimão. A região foi interligada nos quarto extremos, saindo para Buritirana e Goiabal ou no sentido Baixo Escuro e Santa Flor.

REGIÃO SUL DE BEQUIMÃO

A região sul de Bequimão compreende desde os povoados Vila Nova, Matinha, Vitório, Monte Alegre, Marajá, Areal, Santa Tereza, Pericumã, São João e interliga a região leste, passando pelos povoados Ariquipá, Bem Fica, Monte Palmas, Águas Belas, Sibéria e Rio Grande, com acesso direto à sede do município.

As estradas naquela região estão sendo recuperadas, além da construção de bueiras de concreto no lugar de pontes de madeira, como é o caso na barragem na entrada da comunidade quilombola de Ariquipá. A região está ligada um povoado ao outro, como é o caso da comunidade Marajá, que recebeu estrada nova, ligando os povoados Areal e Monte Alegre aos outros povoados.

Grande parte das estradas está sendo construída, recuperada e ampliada pelo prefeito Zé Martins com recursos do tesouro municipal. A outra parte envolve convênios com o governo federal. Dezenas de povoados continuam recebendo serviços de infraestrutura nas estradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário