I Encontro de Apoiadores do“Aliança Pelo Brasil”, no Maranhão, que tem como missão fortalecer a imagem do presidente Jair Bolsonaro, reunirá lideranças locais e nacionais pela criação do partido do Presidente Jair Bolsonaro, hoje às 15h, no auditório da Fecomércio, na Av. dos Holandeses, em frente ao Hotel Ibis.
O evento contará com a participação do próprio presidente Jair Bolsonaro por videoconferência. Também estão confirmadas as presenças de líderes nacionais do partido como Admar GonzagaKarina Kufa e General Girão.
Com mais 3.600 assinaturas no Estado, o “Aliança Pelo Brasil” está presente em 67 cidades do Maranhão. Segundo o Cel. José Monteiro, Superintendente de Coordenação e Governança do Patrimônio da União no Maranhão e que está à frente da coordenação do mais novo partido no Maranhão, o partido conta com uma ordem de 80 pessoas, trabalhando diariamente na coleta de assinaturas. O “Aliança” foi registrado no 8º Cartório de Notas, no Bairro do Anjo da Guarda.
Criado pelo presidente Jair Bolsonaro, o “Aliança pelo Brasil” não usará a verba do fundo eleitoral de R$ 2 bilhões, sancionado no último dia 17 de janeiro com o Orçamento de 2020. Na época o presidente justificou que a não sanção do fundo aprovado pelo Congresso poderia implicá-lo em crime de responsabilidade. Na oportunidade, Bolsonaro disse que sancionou o fundo eleitoral a contragosto, mas assegurou que o Aliança não usará esses recursos para angariar apoiadores nem para disputar as eleições municipais deste ano, caso a legenda consiga levantar assinaturas suficientes para oficializar a criação. “Temos que agir com inteligência. De vez em quando, recuar. Algumas coisas, eu sanciono contra a minha vontade. Outras, eu veto contra a minha vontade também. O Brasil não sou eu”, disse o presidente à plateia de apoiadores.
O presidente disse que pretende se recandidatar a reeleição em 2022. Segundo ele, se o partido conseguir se mobilizar, pode formar uma bancada de até 100 parlamentares no Congresso daqui a dois anos. Para disputar as eleições de 2020, o partido depende do reconhecimento de pelo menos 492 mil assinaturas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Aliança pelo Brasil vai autorizar seus apoiadores a recolher fichas sem autenticação em cartórios. De acordo com o Vice-presidente do novo partido, Luís Felipe Belmonte, diz que a medida vai reduzir a burocracia na formação da sigla que o presidente Jair Bolsonaro quer criar. Se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não conferir todas as assinaturas coletadas e der o aval à legenda até abril, o Aliança não poderá participar das eleições municipais deste ano.
Belmonte afirmou ter escalado uma equipe de dez pessoas em Brasília para começar a incluir as assinaturas no sistema eleitoral do tribunal. Assim, segundo ele, os técnicos do TSE estarão aptos a começar a fazer a conferência desses apoiamentos. Segundo o vice-presidente, antes de o nome ser inserido no sistema, essa equipe fará um filtro para conferir se o apoiador cadastrado não está filiado a nenhum outro partido.
No encontro da capital do Aliança Brasil, o representante de Pinheiro Lauro Cordeiro, que coordena a instalação do partido em Pinheiro e organiza a coleta de assinaturas para a criação do partido, mostrou e confirmou a força e a vontade da participação de Pinheiro na criação do partido do Presidente Bolsonaro