domingo, 22 de setembro de 2019

UFMA Câmpus Pinheiro – Curso de formação política para mulheres busca a participação ativa do gênero na política

O Câmpus de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Relações de Gênero, Étnico-Raciais, Geracionais, Mulheres e Femininismos (Geramus) e com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e de Assistência Social, promoverá, nos dias 4 e 5 de outubro, o Curso de Formação Política para Mulheres em Pinheiro. A capacitação ocorrerá no próprio câmpus da UFMA, no município.
As inscrições para o curso são gratuitas, abertas ao público e podem ser realizadas presencialmente no dia do curso. A qualificação tem o objetivo de capacitar mulheres para a participação política ativa, uma vez que o número de votantes é alto e o número de candidatas é tão baixo que não alcança sequer a cota mínima prevista para os cargos do executivo e legislativo.
Entre as palestrantes convidadas, estão as professoras Maria Mary Ferreira, do Departamento de Biblioteconomia; e Silvane Magali Vale Nascimento, do Departamento de Serviço Social da UFMA. Na programação, está inclusa a realização de palestras, mesas-redondas, debates e atrações culturais. Haverá também entrega de certificados.
A idealizadora do curso, a assistente social do Setor de Apoio Acadêmico da UFMA em Pinheiro, Josimar Mendes Abreu, falou sobre a importância em levar o debate para toda a população de forma que estimule a participação feminina no legislativo.
“As mulheres são a maioria de votantes, mas, na capacidade eleitoral passiva, de receber votos, ainda são pouco presentes. Nós somos minoria de mulheres candidatas e precisamos ampliar a discussão para a população em geral, de forma que as estimule”, exaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário