sábado, 14 de setembro de 2019

Crise da saúde no Maranhão atinge até o Hospital Macrorregional de Presidente Dutra


A atual crise da saúde no Maranhão tem atingido hospitais de vários municípios da região. Dentre eles, está o Hospital Macrorregional de Presidente Dutra “o Socorrão” que, segundo informações recebidas pela equipe do Blog, está sofrendo uma drástica redução no quadro de funcionários.

Embora não tenha suspendido as atividades, o atendimento oferecido caiu significativamente, pois com a falta de médicos e demais profissionais, as unidades de saúde tendem a perder a qualidade na prestação de serviços.

“Não dá pra ficar só um médico em cada setor. Lá são dez leitos de enfermaria, dez leitos de observação e, ainda ficar responsável pelo atendimento de urgência e emergência é uma situação impossível. A mesma coisa acontece na clínica geral”. Relatou um médico que não quis se identificar.

Segundo informações, já foram demitidos um médico de plantão da pediatria, um médico da clínica geral, um médico da ortopedia e mais cinquenta (50) funcionários, que vão desde assistentes sociais a enfermeiros. Além da demissão em massa, o Hospital de Presidente Dutra, que possui um dos maiores fluxos da região, também carece de medicamentos e estrutura adequada.

Salários em atraso

O principal motivo das demissões, seria ocasionado por uma crise financeira que no momento assola todo o Estado. Este déficit financeiro é um problema que vem ocorrendo há alguns anos e agora se evidenciou no atraso do pagamento de vários funcionários. "Ele tirou vários médicos e ainda está desde junho sem pagar, somando três meses em débito e entrando no quarto". Afirmou um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário