segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Prefeitura de Bequimão e IFMA – Campus Alcântara assinam termo de cooperação para viabilizar Inventário Turístico do município


A Prefeitura de Bequimão deu um importante passo para alavancar o turismo do município. Nesta sexta-feira (27), foi assinado um termo de cooperação técnica com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Alcântara, a fim de viabilizar a elaboração do Inventário Turístico de Bequimão. A equipe de pesquisadores e estudantes fará um levantamento para identificação e registro dos atrativos, serviços e equipamentos de apoio ao turismo disponíveis no município.
O inventário é um importante instrumento de apoio à gestão da atividade turística, inclusive como requisito para captação de recursos. Essa iniciativa vem ao encontro de uma série de investimentos realizados pelo prefeito Zé Martins em infraestrutura, visando à exploração sustentável de polos turísticos do município, bem como o estabelecimento de uma rota ecológica de turismo pelas comunidades situadas às margens do Rio Itapetininga.
“Nossa região tem forte potencial para atividades turísticas, pelas belezas naturais, pela gastronomia e pela cultura. Por isso, temos buscado parcerias que vão nos ajudar a implantar serviços de oferta turística, como forma de dinamizar a economia local”, afirmou o prefeito Zé Martins.
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Edmilson Pinheiro, estão sendo criados os alicerces da Política Municipal de Turismo. “Estamos avançado nas leis que vão instrumentalizar o planejamento dessa política. Esse inventário também é necessário, para que o nosso município, integrante do polo turístico da floresta dos Guarás, possa entra nesse mercado competitivo, mas com o compromisso da sustentabilidade”, ressaltou.
No termo assinado pelo diretor geral do IFMA – Campus Alcântara, Edalton dos Reis Silva, e pelo secretário adjunto de Meio Ambiente e Turismo, Edmilson Pinheiro, está previsto o comprometimento da Prefeitura de Bequimão com o transporte para deslocamento da equipe, além de alimentação e hospedagem. Professores de diversas áreas do Campus Alcântara participarão da execução do projeto, sob coordenação das professoras do eixo de Turismo.
Participaram da assinatura do termo de cooperação técnica o secretário municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins (presidente do Conselho Municipal de Turismo), e membros do Conselho Municipal de Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário