quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Vereador Guto faz análise e chama atenção para a responsabilidade dos vereadores nesse momento de crise

É sabido que a Câmara Municipal de Pinheiro recebeu o primeiro (enumero pq sei que virão vários outros) pedido de cassação do prefeito Luciano Genésio, e vou esclarecer aqui alguns pontos!

O primeiro, é o fato do pedido ser encabeçado por populares e não por um de nós vereadores da oposição. Pelo simples fato que, se nós encabeçassemos esse pedido, nós não poderiamos votar na cassação. Lógico que o nosso jurídico esteve a frente desse trabalho, e nos orientou desde o início.

Segundo ponto, este pedido de cassação trata apenas do prefeito, relacionado à altos salários de seus familiares, configurando nepotismo e vários outros crimes, segundo a denúncia. Logo, esta denúncia, não tem nada que agrave o vice-prefeito, tão pouco vereadores da base dele. Porém, creio q estes (vice-prefeito e vereadores aliados) serão alvos de outras denúncias mais a frente.

Terceiro ponto a esclarecer é que, caso o prefeito seja afastado, o rito normal é o vice-prefeito assumir, caso este também esteja enrolado, o presidente da Câmara assume interinamente por 03 meses, até que haja novas eleições, salvo engano. Logo, não adianta especular que, Fulano ou Ciclano será prefeito. Eu, particularmente, n tenho a menor simpatia a Stélio, já tivemos duros embates, mas hj, torço que ele assuma esta prefeitura, acredito que teria muito mais condições de organizar a casa do que o atual.

Pra finalizar, vou tentar explicar o trâmite desse processo! A Câmara recebeu a denúncia, foi lida, e na sessão seguinte (terça-feira) deve ser apreciado pelo plenário. Mas, entendam que, esta primeira votação ainda não é a votação da cassação. Apenas será votado se a Câmara deve acatar a denúncia e dar prosseguimento às investigações, ouvir acusados, colher provas etc, pra la na frente, cerca de 03 meses depois, ai sim ter uma votação pra cassação ou não. Caso a maioria dos vereadores optem por rejeitar a denúncia, o processo finda bem ai. Ou seja, a Câmara sequer investigará.

E ai eu fico me perguntando o que passa na cabeça de meus colegas vereadores que, ao que me parece, novamente irão blindar o prefeito! O que os move? O que os guia?
Pq Pinheiro hj sangra, o comércio está falindo, foram demitidos mais de 1000 funcionários, a grande maioria de salário mínimo, com dois ou três meses em atraso, enquanto que a folha de pagamento do município vazou, e nela constavam dezenas de parentes do prefeito recebendo salários que variavam de R$ 3.000,00 a R$ 149.000,00. Sem falar de fornecedores "chiando" nos quatro cantos da cidade, com seus pagamentos pendentes; transporte escolar sem rodar, por falta de combustível e/ou atraso de 04 meses no seu pagamento; prédios públicos tendo sua energia cortada por falta de pagamento; servidores da educação (os q restaram) com atraso de 02 ou mais meses; primeira parcela do 13 salário ainda em aberto; servidores da saúde procurando o MP pra receber seus salários; postos de saúde fechados. etc etc etc.
Tá bom? Não precisa ser investigado pela Câmara?
No meu entendimento, precisa sim!
Mas, como sempre digo, Câmara é um colegiado, vence a maioria!
E, no regime democrático, o povo tem os governantes que escolhem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário