terça-feira, 24 de novembro de 2015

Bequimão recebe Carreta da Mulher Maranhense durante três dias

Com o objetivo de levar serviços públicos às bequimãoenses, a Carreta da Mulher Maranhense esteve em Bequimão nos dias 18, 19 e 20 deste mês, oferecendo atendimentos de saúde e informações sobre os direitos da mulher. A ação foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, e Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Mulher.
Quase três mil mulheres passaram pela carreta que ficou estacionada na Rua Vitorino Freire, em frente à Prefeitura. Nas palestras e seminários, durante os três dias, foram apresentadas a Lei Maria da Penha e a Lei do Acompanhante e Enfrentamento à Violência. Também houve espaço para debater gravidez na adolescência; políticas públicas para as mulheres; e mulheres nos espaços de poder. A programação seguiu as diretrizes da Política de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que é orientada pelo Plano Nacional.
Segundo a coordenadora da Carreta da Mulher, Tereza Cristina, as mulheres estão perdendo o medo de denunciar atos de violência. “Temos que acabar com essa cultura de medo. Além do registro da denúncia, orientamos as mulheres como proceder com o marido, namorado ou companheiro. O que não pode é se calar. Aqui as mulheres se sentem mais à vontade em expor seus problemas, tirar suas dúvidas. Elas sentem segurança em nosso trabalho e saem daqui com uma visão diferente da sua condição de mulher dentro da sociedade”, destacou.
Para os serviços de saúde, a Prefeitura de Bequimão designou dez enfermeiras e enfermeiros, doze técnicos de enfermagem, dois médicos, um fisioterapeuta, dois terapeutas ocupacionais e uma nutricionista. Além das palestras, as mulheres de Bequimão puderam fazer o teste rápido de HIV (um dos serviços mais procurados); Sífilis e Hepatites; Glicemia; vacinas contra HPV; consulta médica; coleta do preventivo ginecológico, aferição da pressão arterial; e consulta com nutricionista.
A lavradora Cleidiane Oliveira Pereira, de 30 anos, moradora da comunidade Mojó, disse que a Carreta veio em boa hora. “Eu estava precisando dessas coisas, mas não tinha como deixar minha casa para ficar fora muito tempo. Graças a Deus, estou satisfeita com tudo que esta acontecendo aqui”, destacou. Para a jovem trabalhadora rural Ednalva Castro Rodrigues, de 18 anos, o momento é de felicidade. “Assim que soube dessa ação, me preparei para vir. Não é todo dia que temos uma ação dessa aqui em Bequimão. Não me lembro de outra vez. Espero que o prefeito Zé Martins continue olhando para nós mulheres”, disse a moradora da comunidade Ariquipá.
Na avaliação da secretária adjunta de Saúde, Ramone Araújo, a vinda da Carreta da mulher foi mais uma vitória do povo bequimõense. “Não podemos deixar de ressaltar o empenho do prefeito Zé Martins e a vontade das mulheres bequimõenses em cuidar de sua saúde. Muitas mulheres também se preocuparam em buscar informações sobre seus direitos”, comentou.
ATENÇÃO ÀS MULHERES
A equipe do prefeito Zé Martins (PMDB) buscou a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, para viabilizar a vinda da Carreta da Mulher Maranhense a Bequimão. Nesse projeto, o foco é voltado aos eixos estruturantes da Política de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres: a Garantia da aplicabilidade da Lei Maria da Penha; Ampliação e Fortalecimento da Rede de Serviços para Mulheres em Situação de Violência; Garantia da Segurança Cidadã e Acesso à Justiça; Garantia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos, Enfrentamento à Exploração Sexual e ao Tráfico de Mulheres e a Garantia da Autonomia das Mulheres em Situação de Violência e Ampliação de seus Direitos.
“Esse momento é muito importante para Bequimão. Nós, enquanto representantes do poder público, estamos garantindo apoio às mulheres do município, tanto no que diz respeito à garantia dos seus direitos quanto no cuidado com a saúde”, assegurou a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha
O secretário de Administração, Zé Orlando, que representou o prefeito na abertura dos trabalhos, falou da satisfação em ver as mulheres buscando seus direitos. “É muita felicidade ver essas mulheres guerreiras, que muitas vezes não podem sair para buscar seus direitos, mas hoje estão aqui. Na gestão do prefeito Zé Martins, trabalhamos diariamente para proporcionar melhor qualidade de vida à população de Bequimão e ações como essa nos ajudam a concretizar isso”, enfatizou o secretário.
No segundo dia da ação, o prefeito Zé Martins acompanhou as atividades. Ele visitou a Carreta da Mulher e cumprimentou as funcionárias da Secretaria de Estado da Mulher, assim como também os servidores da secretaria municipal de Saúde de Bequimão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário