sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Comando determina: e presos de Pinheiro também são forçados a fazer greve de fome

Superintendente da Polícia Civil classifica mobilização como "palhaçada".

Presos do município de Pinheiro começaram uma greve de fome por determinação de presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, em São Luís. Isso porque a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) teria colocado os detentos da unidade prisional da ilha dentro das celas, o que não ocorria antes.

A unidade prisional de Pinheiro tem mais de 100 detentos. Todos estão sem se alimentar. De acordo com o delegado regional de Polícia Civil de Pinheiro, Luís Cláudio Balby, ele foi surpreendido com a notícia. "Recusaram o jantar, recusaram o café da manhã e,  também o almoço. E a comida é de primeira qualidade, paga pelo contribuinte. Com um cardápio que inclui pratos como purê de batata e filé de peixe à milanesa. Não é todo mundo que tem a oportunidade de fazer refeições assim", disse. Membros do comando estariam em Pinheiro e estão fazendo presos cumprirem e se não cumprirem sofrerão retaliações e poderão até serem mortos, dizem

Em entrevista à Rádio Mirante AM, o superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Jair Paiva, criticou duramente o ocorrido. “Na realidade, isso é falta do que fazer, para não dizer palhaçada lá em Pinheiro, mas ainda vai aparecer gente para aplaudir e achar bonito. A situação dos presos no interior acho que nunca esteve tão difícil. Há cerca de 1.385 presos em delegacias do interior", destacou Paiva.

Para o delegado de Pinheiro, o movimento não deve durar muito tempo. "Isso tudo seria porque a Sejap resolveu trancar todo mundo. Preso, como o próprio nome está dizendo, é preso. A polícia não vai se intimidar e vamos ver quem vai ganhar essa queda de braço, afinal de contas, meu estômago não está doendo. Estamos preparados para qualquer situação e eu acredito que isso não deva durar muito, porque saco vazio não para em pé", concluiu o delegado Balbe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário