quarta-feira, 24 de junho de 2009

Caema realiza fórum sobre controle de qualidade de água


Teve início, nesta quarta-feira (24), e se estende até quinta-feira (25), o II Fórum Sobre Tratamento e Controle de Qualidade da Água, promovido pela Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema), no auditório da sua sede.

Durante dois dias, dirigentes e técnicos estão discutindo sobre as formas de adequar o setor operacional da empresa com elementos necessários para o cumprimento de Portaria 518/04, do decreto 5440/05 do Ministério da Saúde, da resolução CONAMA 357/05 e da Lei 11.445/07. São decisões que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano. A resolução do CONAMA dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes.

O evento é coordenado pela Divisão de Controle de Qualidade da Caema, chefiada pela química Lenimar Gomes. Para ela, existe a necessidade permanente de se discutir as inovações tecnológicas, a mudança coletiva de hábitos e a pesquisa científica, com foco permanente no desenvolvimento sustentável. Além disso, a melhoria da qualidade e da quantidade e racionalização dos usos das águas conduzem à eficiência e universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Voltado para químicos, técnicos químicos, engenheiros, geólogos, entre outros profissionais da Caema, o fórum foi aberto com a palestra “Redução de ferro e dureza da água do Sistema de Primeira Cruz”, proferida pelo químico Francisco das Chagas Oliveira e contou com as presenças do presidente da Companhia, João Reis Moreira Lima; do diretor de operações, Cristovam Dervalmar Filho; do diretor de projetos e obras, José Fernandes. O evento será encerrado com a palestra “Legislação ambiental: portarias vigentes e a Lei Estadual criada em dezembro de 2008”, proferida pelo engenheiro João José Serra, chefe da assessoria de planejamento da Caema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário