terça-feira, 19 de janeiro de 2021

O Sus na Pandemia

O Sus  nasceu 1998, CF, porém já em 1986 no governo do Presidente Sarney instruído pelo CNS. A reforma sanitária complementou essa estruturação. Determina a CF, a garantia universal,  igualitária a todos os brasileiros,  regulamentação feita pelo CN, atrás da aprovação da lei orgânica da saúde e suas leis  complementares, mantendo o sistema vigente durante esses 27 anos de existência. 

Avanços  significativos através das organizações sociais, com  concelhos,  nas Cib e outros colegiados .

Passamos a conhecer planos municípais, relatórios de gestões prestações de saúde trimestrais,  aplicações dos recursos de forma mais transparentes, e gestores comprometidos em manter suas metas ao nível da exigencias existente para cada programa implantado em seus municípios.  Milhares de unidades básicas foram implantadas,  Upas, Caps, Basf, centros terapêuticos,  Equipes saúde da família,  saúde bucal, centros de reabilitaçãoes,  farmácias populares etc .O sus atingiu o bom nível. Tando através de propostas fundo a fundo quanto de transferências de cotas de emendas parlamentares, dos deputados com intenções de melhorar seus municípios de referências. 

Na Pandemia tivemos a dimensão do sistema, ao passo que também a uma percepção das fragilidades do sistema no que se refere ao sub financiamento. Precisamos cadê vez mais de um corpo científico,  eficaz e técnicamente voltado as grandes pesquisas. 

Nós aqui no Maranhão há anos sofremos com uma per capta muito  a quem do necessário. Precisamos de nos imbuirmos de bons propósitos,  aproveitar a ascensão do nosso secretário de estado a presidenta do Conselho de secretário para repensarmos uma nova pactuacao,  redicutirmos nossos redes de atenção tecnicamente e em busca de novos e eficazes financiamentos. Do contrário muitos gestores que aqui em chegando cheio de bons propósitos vão embarcar nas grandes dificuldades que já enfrentamos ao longo desses anos e que muitos gestores do heroísmo enfrentam,  sofrem injustiças e até o pior o temível estado de judicializacao que existe até por falta de informação. Se faz necessário  preciso conhecer a precariedade do sistema. Urgente e  necessário repactuar o estado de forma que atenda às demandas com justiça social. juntar os mensurar reforços conjunto, unir municípios em consórcios,  deixar o partidarismo aflorar  humanismo a frente de questões pífias. 

Precisamos compreender que a extensão do sistema depende da parceira com setores privados,  sérios e comprometidos, ter uma visão Macro desse sistema tão ímpar aos brasileiros que serviu de discursao ao USA. Devemos lembrar que estão também nessa luta futuros médicos em busca seus estágios para tão logo entrar nessa luta na contensao De tão devastadora doença. 

Sem novos Financiamentos,  sem nova pactuacao,  sem restauração das nossas redes de atenção,  vamos continuar sonhando,  e os novos getores qus chegam,   cheio de esperanças,   sem conhecer essas debilidades,  terão  atravessar muitos desafios,  como  os guerreiros que foram de forma corajosa reconduzidos às  funçoes,  enfrentando,  calúnias difamações e acima de tudo, recurso imensos de  processos judicializados muitas vezes motivados por uma processo político que julga , se precipita e não conhece todos os regulamentos que regem as pactuacao e seu sub Financiamento. 

Ademais,  racionalizar,  ter espírito de propriedade, de equipe , de não medir esforços, e nem dificuldades e que nos orgulha desses  grandes heróis. 

Nessa luta incansável,  em busca da cura, mesmo tendo um pequeno plano de saúde, utilizei hospital Municipal Santa Helena,  socorrinho São Francisco,  Upa do Maiobao,  Aracagy,  além de hospital e clínica conveniadas e laboratórios, sempre bem atendido pelo sistema. Sendo público do Sus, ou  privado. 

Nessa recorrência, procurei o Médico e amigo Dr. ZE Gomes Neto, dono do Ipirabuera.  Pinheirenese e irmão do nosso amigo Paulo Castro. Aqui encontrei um seleto grupo de   atenciosos profissionais,  do zelador, enfermeiras, técnicas, nutricionistas,  ao amigo Dr. Gomes , o mesmo tratamento,  humanizado , solitário,  daí a importância de cultivar as grandes e boas amizades. Só agradecimentos. Agradecimentos especial a Luís palavras pela visita constantes e ao nosso prefeito Zezildo. 

Torcendo a Deus que tudo dê  certo ao Estado do Maranhão,  aos municípios e nosso povo para sairmos desse estado de tensões,  inquietações e voltar a normalidade da vida.

Murilo Funasa.

Gestor em saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário