terça-feira, 23 de junho de 2026

Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.


O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.


Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.


Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.


"Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado", afirmou Orleans Brandão.


Unidade


O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.


O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo. 


“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão. 


Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.


No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.



segunda-feira, 22 de junho de 2026

O SINPRORURAL participa de reunião com o BNB. Para discutir PRODETER


O presidente do Simprorural o empresário Chicao, participou de uma importante reunião com Antônio José do Nascimento, Jacks Henrique Souza Meneses, Antônio Carlos Gonçalves Abreu e Daniele Rodrigues Sanches para alinhar ações do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER).

O encontro debateu estratégias para fortalecer as cadeias produtivas da mandioca, açaí, banana e goiaba, com foco em irrigação, novas tecnologias, capacitação e acesso ao crédito rural. Também foram planejadas ações em parceria com o SENAR e o SEBRAE, que serão apresentadas durante a Feira Agropecuária, EXPOAP, promovida pelo SINPRORURAL.

O presidente Chicão confirmou que segue firme trabalhando porque acredita que somente com o desenvolvimento se constrói com organização, conhecimento e capital.

Turilândia: sem pagar garis, prefeitura gasta mais de R$ 5 milhões no São João e ignora artistas locais

 

A gestão do prefeito interino de Turilândia segue acumulando críticas e questionamentos da população. Enquanto garis e outros trabalhadores cobram salários atrasados, a prefeitura prepara um São João que deve ultrapassar a marca de R$ 5 milhões em gastos.

Durante sessão na Câmara Municipal, vereadores denunciaram a situação dos garis, que estariam sem receber seus vencimentos. A cobrança é simples: antes de investir milhões em festas, a administração deveria garantir o pagamento dos servidores que prestam serviços essenciais ao município.

Mas as críticas não param por aí. Além dos altos gastos com as festividades, artistas locais também reclamam da falta de valorização por parte da gestão. Segundo as denúncias, nenhum artista de Turilândia teria sido contratado para a programação oficial do São João, algo que revoltou representantes da cultura local.

A situação gera um questionamento inevitável: como justificar um investimento milionário em festas enquanto trabalhadores aguardam salários e artistas da própria cidade são deixados de lado?

Por muitos anos, o São João de Turilândia foi motivo de orgulho para a população e uma vitrine para os talentos da terra. Agora, além das críticas aos gastos elevados, cresce a insatisfação pela ausência de oportunidades para músicos, cantores e grupos culturais do município.

Diante desse cenário, moradores e lideranças políticas cobram mais transparência na aplicação dos recursos públicos e questionam a atuação dos órgãos de fiscalização. Afinal, se há dinheiro para bancar uma programação milionária, por que faltam recursos para pagar servidores e incentivar a cultura local?

Enquanto a festa acontece, garis seguem aguardando seus salários e artistas da cidade assistem de fora um evento que deveria, antes de tudo, valorizar quem faz a cultura de Turilândia acontecer.

 

Weverton Rocha destaca união de esforços no lançamento das obras da nova sede da Embrapa Maranhão


O senador Weverton Rocha prestigiou, na manhã desta segunda-feira (22), ato que marcou o início das obras de construção da nova sede da Embrapa no Maranhão, realizado no Campus Maracanã do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís. O parlamentar afirmou que a nova sede é resultado da união de esforços entre a Embrapa, o Governo Federal e a bancada maranhense.


“Hoje é um dia histórico para o Maranhão. A Embrapa tem um papel estratégico para o desenvolvimento da nossa agricultura, especialmente da agricultura familiar. Ficamos felizes em contribuir para que esse projeto saísse do papel. Trabalhamos junto à bancada federal para garantir recursos e fortalecer uma instituição que produz conhecimento, gera oportunidades e transforma vidas”, afirmou o senador.


Presentes ao ato a presidente do órgão, Silvia Massruhá; o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim; o deputado federal Márcio Honaiser; o diretor-geral do IFMA Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues, além de autoridades, representantes do setor produtivo, pesquisadores e estudantes.


“Quero registrar o reconhecimento da Embrapa ao senador Weverton Rocha, que sempre esteve ao lado da nossa instituição. Por meio de sua articulação junto à bancada federal, presidida pelo deputado Márcio Honaiser, foram destinados recursos importantes que contribuíram para o fortalecimento da infraestrutura e dos projetos da Embrapa no Maranhão”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim.


*Investimento*

O empreendimento, que receberá investimentos de R$ 43,9 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), representa um marco para o fortalecimento da pesquisa agropecuária, da inovação e do desenvolvimento sustentável no Maranhão.


A nova estrutura será construída em uma área de aproximadamente 22 hectares e contará com instalações modernas voltadas à pesquisa, inovação e articulação institucional, fortalecendo a atuação da Embrapa nos biomas Amazônia e Cerrado, na região do Matopiba, na agricultura familiar e junto às comunidades tradicionais.



Bequimão celebra 91 anos com desfile cívico, homenagens e olhar voltado para o futuro

 

Sob as bênçãos de Santo Antônio, padroeiro do município, e de São Pedro, o dia 19 de junho amanheceu chuvoso em Bequimão. Mas nem mesmo o tempo foi capaz de diminuir o entusiasmo de uma população que faz questão de manter viva uma das mais tradicionais celebrações da cidade. E foi exatamente nesse clima de fé, alegria e pertencimento que começaram as comemorações pelos 91 anos de emancipação política do município.

Para garantir o conforto dos moradores que não abrem mão de acompanhar o desfile cívico, uma grande tenda foi montada em frente à sede da Prefeitura de Bequimão. Desde as primeiras horas da manhã, famílias inteiras ocuparam o espaço para acompanhar uma programação marcada por emoção, patriotismo e valorização da história do povo bequimãoense.

Foto: Eduardo Soares/Ascom/PrefeituraDeBequimão

A cerimônia teve início com a entrada da Guarda Municipal, da Banda Marcial de Central do Maranhão e do pelotão dos Desbravadores, dando o tom cívico da celebração. Em seguida, foi realizado o hasteamento das bandeiras de Bequimão, do Maranhão e do Brasil, conduzido pelo prefeito Zé Martins, pela secretária municipal de Educação, Sinara Almeida, e pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Acará.

Foto: Eduardo Soares/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Logo depois, a Rua Senadora Vitorino Freire se transformou em uma grande arquibancada verde e amarela. Inspiradas pelo clima da Copa do Mundo, escolas da rede municipal e estadual levaram para a avenida o tema “Bequimão na Torcida: culturas, histórias e emoções na Copa do Mundo 2026”, promovendo um verdadeiro espetáculo de criatividade, conhecimento e valorização da diversidade cultural.

Foto: Eduardo Soares/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Ao final do desfile, população, autoridades e estudantes se reuniram para cantar os parabéns para Bequimão. O prefeito Zé Martins, a primeira-dama Vânia Martins, o vice-prefeito Professor Ivaldo, vereadores, secretários municipais e lideranças participaram do momento festivo, que contou ainda com a tradicional partilha do bolo.

Foto: Eduardo Soares/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Em seu pronunciamento, o prefeito destacou o tema das comemorações deste ano: “Bequimão, 91 anos de histórias, de conquistas e de olho no futuro”.

Ao relembrar a trajetória do município, Zé Martins homenageou homens e mulheres que ajudaram a construir a cidade, citando nomes como Juca Martins e Tonho Martins, além de reconhecer o trabalho de agricultores, pescadores, professores, comerciantes e servidores públicos.

Foto: Eduardo Soares/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Ao abordar as conquistas alcançadas, o prefeito destacou os investimentos em infraestrutura, saúde, assistência social, esporte, cultura e cidadania, além da implantação de importantes equipamentos públicos e da ampliação dos serviços oferecidos à população.

Com os olhos voltados para o futuro, reafirmou o compromisso da gestão com a climatização das escolas, a inserção de novas tecnologias na educação, a qualificação profissional por meio do Centro de Treinamento Qualifica Bequimão, a preservação ambiental, o fortalecimento da agricultura familiar e a modernização dos serviços públicos.

“Parabéns, Bequimão, pelos seus 91 anos de histórias, de conquistas e de olho no futuro. Que Deus abençoe o nosso município e todo o seu povo”, concluiu.

Foto: Eduardo Soares/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Após o discurso, o pastor Geziel de Jesus conduziu uma oração especial pelo município e por todas as famílias bequimãoenses.

Encerrando a programação da manhã em clima de Copa do Mundo e São João, a Banda Marcial emocionou o público ao executar a toada “Boi de Lágrimas”, imortalizada na voz de Alcione, tornando ainda mais especial a celebração dos 91 anos de uma cidade que segue honrando sua história, celebrando suas conquistas e construindo, todos os dias, um futuro ainda melhor para sua gente.

Foto: Eduardo Soares/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Esporte também movimentou a programação dos 91 anos de Bequimão

A programação comemorativa prosseguiu ao longo do dia com competições esportivas e outras atividades preparadas especialmente para marcar os 91 anos de Bequimão. Na corrida, João Gabriel conquistou o primeiro lugar, seguido por Erione, na segunda colocação, e Aredson, em terceiro. Já no ciclismo, Rosalino, conhecido como “Seu Rosa”, garantiu a primeira posição. Cebolinha do Polimento ficou em segundo lugar e Neco completou o pódio na terceira colocação.

Foto: Eduardo Soares/Ascom/PrefeituraDeBequimão

As disputas reuniram atletas e admiradores do esporte em mais um momento de confraternização e celebração do aniversário da cidade.

Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão
Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão

XIII Cavalgada Santo Antônio reuniu cavaleiros e amazonas e reforçou tradição no município

Ainda dentro da programação dos 91 anos de Bequimão, a tradicional Cavalgada Santo Antônio voltou a movimentar o município. Em sua 13ª edição, o evento foi organizado por Manoel de Turíbio e família e contou com o patrocínio da Prefeitura de Bequimão, na gestão do prefeito Zé Martins.

Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Reunindo cavaleiros, amazonas e admiradores da cultura sertaneja, a cavalgada se consolidou mais uma vez como uma das manifestações mais tradicionais do calendário festivo do município, fortalecendo a identidade cultural e promovendo momentos de confraternização entre participantes de diversas comunidades.

Ao recepcionar os participantes, o prefeito Zé Martins destacou a importância da cavalgada para as comemorações do aniversário da cidade.

Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão

“É com muita felicidade que a gente recebe essa linda Cavalgada de Santo Antônio. Gratidão pela presença de todos vocês. Vocês estão fazendo com que os 91 anos da emancipação política de Bequimão fiquem ainda mais bonitos. Agradeço de coração a todos que abrilhantaram a nossa festa e já deixo o convite para que estejamos juntos também nos 92 anos de Bequimão”, afirmou o prefeito.

Caravana Maranhão Capacita Elas certificou 170 mulheres e entregu kits de trabalho

A programação comemorativa também foi marcada pela valorização da qualificação profissional e do empreendedorismo feminino. No Salão Paroquial, a Prefeitura de Bequimão e o Governo do Maranhão realizaram a certificação das participantes da Caravana Maranhão Capacita Elas, em solenidade que contou com a presença do prefeito Zé Martins, da primeira-dama Vânia Martins e da secretária de Estado da Mulher, Brígida Santos, representando o governador Carlos Brandão.

Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Ao todo, 170 mulheres receberam certificados e kits de trabalho, assegurando as condições necessárias para dar continuidade às atividades aprendidas durante os cursos e transformar conhecimento em oportunidade de geração de renda. Foram certificadas 31 participantes do curso de Escovista, 28 do curso de Bolos Caseiros, 27 do curso de Maquiagem, 26 do curso de Designer de Sobrancelhas, 24 do curso de Dindin Gourmet e 20 do curso de Salgados para Festas.

Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Boi Estrela de Bequimão abriu temporada durante a programação dos 91 anos

A programação da noite teve início com o tradicional batizado do Bumba Meu Boi Estrela de Bequimão, realizado na Igreja Matriz de Santo Antônio. Em seguida, o grupo seguiu para a Praça Juca Martins, onde fez sua primeira apresentação da temporada junina.

Foto: Leandro Rodrigues/Ascom/PrefeituraDeBequimão
Foto: Leandro Rodrigues/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Considerado um dos maiores e mais tradicionais grupos folclóricos do município, o Boi Estrela de Bequimão encantou o público e reforçou a riqueza da cultura popular bequimãoense, sendo um dos momentos mais aguardados da programação comemorativa.

Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão
Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão
Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão
Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão
Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão
Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Música, futebol e muita animação marcaram a festa na Praça Juca Martins

A noite de comemoração pelos 91 anos de Bequimão teve continuidade na Praça Juca Martins. Em clima de Copa do Mundo, a população acompanhou em telão a partida da Seleção Brasileira, transformando a festa em uma grande torcida verde e amarela.

Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão

A programação musical contou com apresentações de DJ Xuxa e Maílson Vaqueiro, culminando com o show da atração nacional Thales Play, que levou muita animação e encerrou em grande estilo um dia histórico para o município.

Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Assim, entre fé, tradição, educação, esporte, cultura e qualificação profissional, Bequimão celebrou seus 91 anos reafirmando o tema das comemorações deste ano: “91 anos de histórias, de conquistas e de olho no futuro”, honrando suas raízes e renovando a esperança em dias ainda melhores para o povo bequimãoense.

Foto: Davi Lincolns/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Tarifa Social de Energia Elétrica: mais de 325 mil maranhenses precisam atualizar cadastro para manter desconto na conta de luz


Maranhão tem mais de 1,1 milhão de beneficiários pela Tarifa Social, mas milhares podem perder o desconto por falta de atualização cadastral

A Equatorial Maranhão reforça o alerta para que os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). No Maranhão, mais de 325 mil famílias correm o risco de perder o desconto na conta de energia por ainda não terem realizado a atualização cadastral exigida pelo programa.

Atualmente, mais de 1,1 milhão de consumidores maranhenses são contemplados pela Tarifa Social, que concede descontos na conta de energia elétrica para consumidores inscritos no CadÚnico, com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo, além de famílias indígenas, quilombolas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para ter direito ao benefício, o titular informado no cadastro da Tarifa Social deve pertencer ao mesmo grupo familiar vinculado ao Código Familiar do CadÚnico, e o município de origem do Número de Identificação Social (NIS) deve ser o mesmo do local de residência do cliente.

Para continuar recebendo o desconto, é fundamental manter os dados atualizados junto ao CadÚnico. Informações desatualizadas podem impedir a comprovação dos critérios exigidos pelo programa, resultando na perda do benefício. A Distribuidora alerta que a revisão cadastral deve ser realizada sempre que houver mudanças na composição familiar, endereço, renda ou a cada dois anos, conforme as regras do programa.

Mais de 400 mil famílias ainda podem aderir ao benefício

Além dos consumidores que precisam atualizar seus dados, o Maranhão possui um número expressivo de famílias aptas a receber a Tarifa Social, mas que ainda não estão cadastradas no programa. De acordo com o levantamento, mais de 400 mil famílias maranhenses têm perfil para receber o benefício, porém ainda não realizaram o cadastro necessário.

O cenário reforça a importância da atualização cadastral e da busca ativa por parte dos consumidores, ampliando o acesso ao programa e garantindo que mais famílias tenham acesso ao desconto na conta de energia elétrica.

Como atualizar ou solicitar o benefício

A Equatorial Maranhão reforça que os consumidores devem acompanhar sua situação cadastral e procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou os postos de atendimento do Cadastro Único sempre que houver necessidade de atualização.

Após a regularização dos dados no CadÚnico, o cadastro na Tarifa Social pode ser solicitado de forma simples e rápida pelos canais da Distribuidora:

WhatsApp da Clara, assistente virtual da Equatorial Maranhão: (98) 2055-0116;

Site da Equatorial Energia;

Agências de atendimento da Distribuidora.

Para o cadastro, é necessário ter em mãos CPF, Número de Identificação Social (NIS) ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além do número da unidade consumidora presente na conta de energia. Também é importante verificar se o NIS está vinculado ao mesmo município onde está localizada a unidade consumidora e se o beneficiário informado pertence ao mesmo grupo familiar registrado no CadÚnico.

A atualização cadastral é um procedimento simples, mas essencial para garantir a manutenção da Tarifa Social e o acesso a outros programas sociais vinculados ao Cadastro Único.

 



Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Polícia Militar registra homicídio, condução de suspeito de assassinato e recuperação de veículo furtado na Baixada Maranhense

 

A Polícia Militar do Maranhão registrou, entre os dias 18 e 19 de junho, diversas ocorrências de destaque nos municípios de São Bento, Pinheiro e Turilândia, envolvendo homicídio, apresentação espontânea de um suposto autor de assassinato e a recuperação de um veículo com registro de furto.

Em São Bento, um homem identificado como Cassiano Moreira Santo, de 36 anos, foi encontrado morto na Rua Mato Grosso, bairro São Lourenço, na tarde da última sexta-feira (19). De acordo com a Polícia Militar, a vítima apresentava perfurações pelo corpo, possivelmente provocadas por arma branca.

Após serem acionados por moradores da região, policiais militares se deslocaram até o local e confirmaram a ocorrência. A Polícia Civil foi comunicada e uma ambulância do Hospital Municipal realizou a remoção do corpo. Informações repassadas por populares apontam que o principal suspeito do crime seria um indivíduo conhecido como “Do Rosário”. Equipes policiais realizaram diligências na tentativa de localizar o suspeito, mas até o momento ele não foi encontrado.

Já em Pinheiro, um homem identificado como Jean Carlos Almeida Sá procurou espontaneamente a Polícia Militar para confessar participação em um homicídio ocorrido em 2025 no povoado Ribeirão Sítio. Segundo relato prestado aos policiais, ele e a vítima, Carlos Cesar Serra Matos, consumiam entorpecentes quando uma discussão terminou em agressão com arma branca, resultando na morte da vítima.

Ainda conforme o depoimento, Jean Carlos decidiu se apresentar às autoridades após alegar estar sofrendo ameaças de familiares da vítima e de integrantes de uma facção criminosa. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis.

Em Turilândia, uma ocorrência de acidente de trânsito levou à recuperação de um veículo que possuía registro de furto desde 2021. A Polícia Militar foi acionada após um Chevrolet Celta colidir com uma motocicleta na Avenida Principal (MA-106) e deixar o local sem prestar socorro à vítima.

Durante as buscas, os policiais localizaram o automóvel em um posto de combustíveis da cidade. Após consulta ao sistema, foi constatado que o veículo possuía registro de furto registrado pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos desde outubro de 2021.

A vítima do acidente sofreu apenas escoriações leves e pequenos danos materiais. O veículo recuperado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais e posterior restituição ao proprietário legítimo.

As ocorrências seguem sendo acompanhadas pelas autoridades competentes, que darão continuidade às investigações e aos procedimentos legais necessários em cada caso.