quarta-feira, 24 de junho de 2026

Vereador Rodrigo Brasil cobra prestação de contas das taxas de iluminação pública de Pinheiro


A taxa da iluminação pública de Pinheiro é uma das mais altas do Brasil.

É dever do poder público prestar contas sobre a arrecadação desses recursos, demonstrando como o dinheiro é aplicado na manutenção, ampliação e modernização da iluminação das ruas e avenidas. 

Transparência e fiscalização são fundamentais para garantir que a contribuição cumpra sua finalidade e beneficie toda a coletividade.

Defender uma cobrança justa não significa ser contra a iluminação pública, mas sim exigir equilíbrio, responsabilidade na gestão dos recursos e respeito ao contribuinte.  Disse o Vereador.

“Uma contribuição justa fortalece a confiança da população e assegura que o serviço seja prestado com qualidade, eficiência e respeito ao dinheiro público.

Por esses e outros motivos eu oficiei a Equatorial Energia para que me mande um *relatório detalhado* sobre a cobrança da *taxa de iluminação pública* de Pinheiro”. Confirmou o Vereador na Tribuna da Câmara. Veja o vídeo.



Em Pedro do Rosário do Prefeito Toca Serra o trabalho não para e a Educação continua sendo prioridade


Desde o início do seu 1° mandato o Prefeito Toca Serra vem investindo pesado na área da educação, na cidade e no interior do município de Pedro do Rosário.

E os investimentos na educação não param: Novas escolas sendo construídas, capacitação de professores, salários em dia e melhoria da infraestrutura escolar em todo município.

“Nosso compromisso é garantir mais qualidade no ensino e oportunidades para todos os estudantes de Pedro do Rosário” confirma o prefeito Toca. Veja o vídeo.



terça-feira, 23 de junho de 2026

Orleans Brandão recebe apoio de lideranças do PRD


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas do PRD. No encontro com dirigentes, pré-candidatos a deputado estadual e federal e outras lideranças do partido, Orleans reafirmou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de todas regiões do Maranhão.


“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Eu sei do que já fiz como secretário e quero fazer muito mais”, afirmou Orleans Brandão. 


Ele reforçou a importância da gestão pública ser focada nos municípios. “A política do municipalismo é construída ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade. Foi assim que muito avançamos e tenho certeza que o Maranhão avançará muito mais”, disse.


O presidente estadual do PRD e deputado federal Marreca Filho defendeu a pré-candidatura de Orleans.

“Nós temos de um lado um candidato que conversa, que escuta, que tem humildade e sabe reconhecer o trabalho de cada pessoa que está na ponta. Temos um time preparado, unido e que acredita nesse projeto”, declarou.


A vereadora e pré-candidata a deputada federal Rayssa Campos declarou apoio ao pré-candidato durante o encontro.

“Quero dizer em público que faço parte do time Orleans Brandão, porque acredito no projeto liderado por ele”, afirmou ela.




Presidente do CDL de Pinheiro participou de reunião técnica do Governo do Maranhão através das Secretaria SEINC e SEFAZ


O presidente da CDL Pinheiro, Edson Wanderley, participou, nesta terça-feira, da Reunião Técnica Oficial promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da SEINC e da SEFAZ, para discutir os impactos da Reforma Tributária no setor produtivo maranhense. 


O encontro reuniu representantes de diversas entidades, Newman Costa do Sebrae Nacional DF, Celso Gonçalo, presidente do Sebrae Maranhão e Secretário de Industria e Comércio do Maranhão, e classes empresariais de várias regiões do estado, com o objetivo de apresentar os principais pontos da reforma, esclarecer dúvidas e debater os benefícios fiscais e os reflexos das mudanças para o ambiente de negócios.


O representante pinheirense ressaltou a importância desse debate do governo com a sociedade civil e órgãos governamentais e não governamentais para o interesse de todos. A reforma tributária é de interesse de todos. Disse o presidente do CDL

Debate entre Tiago e Joel evidencia superioridade técnica da equipe de Brandão sobre a gestão Braide


O debate realizado entre os ex-secretários de Saúde Tiago Fernandes, que atuou na gestão estadual, e Joel Nunes, ex-titular da pasta em São Luís, no UQ Podcast, evidenciou diferenças importantes na abordagem dos problemas da saúde pública maranhense. Ao longo da discussão, Tiago apresentou dados, contextualizou pactuações do Sistema Único de Saúde (SUS) e detalhou o funcionamento da rede de atendimento, demonstrando domínio dos temas debatidos.


Um dos principais pontos levantados por Tiago foi a baixa cobertura da atenção primária em São Luís. Segundo ele, a falta de acompanhamento preventivo faz com que milhares de pacientes procurem diretamente as unidades de urgência e emergência, contribuindo para a sobrecarga dos hospitais. O ex-secretário também ressaltou que a capital possui responsabilidades pactuadas no atendimento regionalizado e recebe recursos federais para atender pacientes de diversos municípios do Maranhão, razão pela qual o fluxo de usuários do interior para São Luís é uma consequência natural da organização da rede pública de saúde.


Outro tema abordado foi o impacto de decisões administrativas da gestão municipal sobre a rede estadual. Tiago citou mudanças no atendimento do Hospital da Criança e alterações em parcerias entre Município e Estado, como no caso da Policlínica do Cohatrac. Na avaliação dele, medidas desse tipo acabaram transferindo demandas para estruturas estaduais e aumentaram a pressão sobre serviços já bastante procurados pela população.


Ao final, o debate acabou servindo como uma demonstração da qualificação técnica dos quadros que passaram pela gestão do governador Carlos Brandão. Enquanto Tiago apresentou números, diagnósticos e soluções para os desafios da saúde pública, suas argumentações encontraram pouca contestação ao longo da discussão. Para observadores da cena política, o desempenho reforçou a imagem de um grupo que reúne profissionais com experiência prática e conhecimento aprofundado da realidade da saúde maranhense.

Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.


O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.


Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.


Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.


"Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado", afirmou Orleans Brandão.


Unidade


O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.


O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo. 


“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão. 


Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.


No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.



segunda-feira, 22 de junho de 2026

O SINPRORURAL participa de reunião com o BNB. Para discutir PRODETER


O presidente do Simprorural o empresário Chicao, participou de uma importante reunião com Antônio José do Nascimento, Jacks Henrique Souza Meneses, Antônio Carlos Gonçalves Abreu e Daniele Rodrigues Sanches para alinhar ações do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER).

O encontro debateu estratégias para fortalecer as cadeias produtivas da mandioca, açaí, banana e goiaba, com foco em irrigação, novas tecnologias, capacitação e acesso ao crédito rural. Também foram planejadas ações em parceria com o SENAR e o SEBRAE, que serão apresentadas durante a Feira Agropecuária, EXPOAP, promovida pelo SINPRORURAL.

O presidente Chicão confirmou que segue firme trabalhando porque acredita que somente com o desenvolvimento se constrói com organização, conhecimento e capital.