quinta-feira, 25 de junho de 2026

Em reunião com empresários, Orleans Brandão amplia diálogo com setor produtivo


A construção de propostas para o desenvolvimento econômico do Maranhão foi o tema central do encontro que o pré-candidato a governador Orleans Brandão teve nesta terça-feira (23) com empresários, representantes da indústria e do comércio maranhense, na Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA). O pré-candidato destacou a importância do diálogo com o setor produtivo, apresentou indicadores econômicos do estado e ressaltou que o cenário atual permite maior capacidade de investimentos no estado.


“Como secretário de Assuntos Municipalista, cumpri a missão de percorrer todo o Maranhão para entender as necessidades de cada cidade e buscar as soluções. Foi assim que ajudei o governador Carlos Brandão a levar obras e serviços aos 217 municípios. Agora, como pré-candidato que quer dar continuidade a esse grande trabalho, estamos ouvindo todos os segmentos para construir um bom plano de governo”, declarou Orleans Brandão aos empresários. 


O pré-candidato falou do atual cenário econômico do estado destacando que o Maranhão está em segundo lugar em solidez fiscal no país e subiu da letra C para a letra A em capacidade de pagamento, apto a buscar investimentos, estabelecer parcerias e ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda. “O Maranhão subiu 10 posições no ranking de gestão pública, temos um porto do Itaqui que bate recorde histórico de movimentação de cargas, oferecemos 2,3 bilhões em isenção fiscal para incentivar a nossa indústria e a geração de empregos. Sabemos que não está tudo resolvido, mas hoje vivemos um novo momento, em condições de dialogar com o setor produtivo e construir propostas de desenvolvimento econômico do nosso estado”, enfatizou.


Reconhecendo a contribuição dada pelo setor produtivo à economia do estado que alcançou um PIB histórico de 4,2 quando a média nacional foi de 1,8, ele reforçou a determinação de continuar incentivando a industrialização do estado, o comércio, o agronegócio e todo o setor produtivo em um futuro governo. “Queremos gerar emprego e renda, dar oportunidade para as pessoas trabalharem. É nisso que eu acredito e esse é o nosso compromisso. E por isso vamos precisar da parceria dos empresários, dos comerciantes, dos produtores. Por isso nos colocamos à disposição para esse diálogo, ouvir as contribuições de vocês para construir o plano de governo que atenda às necessidades dos maranhenses”, concluiu ele.





AÇÃO DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR; APREENDE DROGAS E REALIZA PRISÕES EM PINHEIRO-MA


Na manhã de 24.06.2026, em ação integrada, Polícia Civil e Militar, cumprem nove mandados de busca e apreensão no município de Pinheiro, onde foram apreendidas drogas, armas, aparelhos celulares e veículos usados para o tráfico de drogas na região. 

Na ocasião foram presos quatro investigados, que serão autuados e encaminhados a Unidade Prisional, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário. 

Participaram da operação, o NOC ( Núcleo de Operações com Caes), o 10 BPM de Pinheiro( GOE, FT, SI), a 5ª Delegacia Regional de Pinheiro, A Delegacia Regional de Cururupu, Delegacia de Bacuri, 1° e 2° DP's de Pinheiro, Delegacia de Santa Helena, Delegacia de São Bento. Veja o vídeo.




Orleans Brandão reúne prefeitos de todo o Maranhão em dois dias de diálogos e fortalece a maior aliança municipalista do Maranhão


Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se na terça-feira (23), em São Luís, com um novo grupo de prefeitos de diversas regiões do estado. Foram dois dias de diálogos, consolidando a maior aliança municipalista já realizada no Maranhão.

Também estiveram presentes à reunião o governador Carlos Brandão e o senador Wéverton Rocha. 

O encontro integra uma série de reuniões que vêm sendo realizadas por Orleans Brandão com lideranças políticas de diferentes regiões do Maranhão, ampliando a participação dos municípios na construção das propostas para o futuro do estado e o fortalecimento da mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha. 

Durante a conversa com os prefeitos, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com uma agenda fortemente municipalista, voltada para o desenvolvimento das cidades. 

Ele lembrou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, destacando os resultados alcançados em parceria com os gestores municipais, e garantiu que essa forma de governar continuará sendo uma das marcas de sua atuação.

“Tenho convicção de que o desenvolvimento do Maranhão passa pelo fortalecimento dos municípios. Foi assim que trabalhamos na Secretaria, construindo soluções ao lado dos prefeitos e levando ações concretas. Esse compromisso continua firme. Vamos construir uma agenda que permita às cidades avançarem cada vez mais”, afirmou Orleans Brandão.

Otimista com a vitória do projeto político do grupo, o governador Carlos Brandão destacou que a capacidade de gestão e o conhecimento da realidade do estado  credenciam Orleans Brandão a conduzir uma nova etapa de desenvolvimento no Maranhão.

“Orleans tem ideias brilhantes para fazer o estado avançar ainda mais, em parceria com os prefeitos. Ele reúne todas as condições para seguir esse projeto municipalista, porque conhece o Maranhão como poucos e entende a realidade de todas as cidades”, frisou.

Presente ao encontro, a prefeita de Governador Archer, Professora Leide, destacou a sensibilidade de Orleans Brandão para compreender as demandas dos municípios.

“Orleans é uma pessoa que gosta de dialogar, sempre nos escutou e procurou entender a nossa realidade. E isso faz toda a diferença, porque mostra respeito  e compromisso com os municípios. Tenho certeza de que esse jeito de ouvir e construir parcerias será fundamental para a sua atuação”, afirmou a prefeita.

Já o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Jacinto Neto, falou sobre a importância da reunião para o alinhamento da atuação de todos neste momento de pré-campanha. “Muito importante essa proximidade. Orleans sempre foi uma pessoa solícita, que sempre nos recebeu bem. Por isso, acredito no seu projeto de trabalhar em parceria com os municípios”, ressaltou.





quarta-feira, 24 de junho de 2026

Prefeito Toca Serra Fecha Parceria com o Governo do Maranhão para Calçamento de Ruas com Blocos de Concreto.


Na tarde desta terça-feira dia 23 de junho o prefeito Toca Serra acompanhado do assessor Zaqueu Serra esteve reunido com Murilo Andrade de Oliveira, Secretário de Administração Penitenciária do Maranhão, em pauta a entrega de blocos de concreto produzidos pelos apenados para o calçamento de ruas na cidade de Pedro do Rosário, através do programa *Mutirão Rua Nova*.
Em parceria com o governo do Maranhão, o município irá receber setenta e cinco mil blocos para calçamento de um Km de rua. O prefeito Toca Serra definiu que será urbanizado o bairro Nova República, levando mais dignidade e qualidade de vida aos moradores , Toca Serra agradeceu ao secretário Murillo Andrade pela receptividade e parceria em nome do governador Carlos Brandão.




Vereador Rodrigo Brasil cobra prestação de contas das taxas de iluminação pública de Pinheiro


A taxa da iluminação pública de Pinheiro é uma das mais altas do Brasil.

É dever do poder público prestar contas sobre a arrecadação desses recursos, demonstrando como o dinheiro é aplicado na manutenção, ampliação e modernização da iluminação das ruas e avenidas. 

Transparência e fiscalização são fundamentais para garantir que a contribuição cumpra sua finalidade e beneficie toda a coletividade.

Defender uma cobrança justa não significa ser contra a iluminação pública, mas sim exigir equilíbrio, responsabilidade na gestão dos recursos e respeito ao contribuinte.  Disse o Vereador.

“Uma contribuição justa fortalece a confiança da população e assegura que o serviço seja prestado com qualidade, eficiência e respeito ao dinheiro público.

Por esses e outros motivos eu oficiei a Equatorial Energia para que me mande um *relatório detalhado* sobre a cobrança da *taxa de iluminação pública* de Pinheiro”. Confirmou o Vereador na Tribuna da Câmara. Veja o vídeo.



Em Pedro do Rosário do Prefeito Toca Serra o trabalho não para e a Educação continua sendo prioridade


Desde o início do seu 1° mandato o Prefeito Toca Serra vem investindo pesado na área da educação, na cidade e no interior do município de Pedro do Rosário.

E os investimentos na educação não param: Novas escolas sendo construídas, capacitação de professores, salários em dia e melhoria da infraestrutura escolar em todo município.

“Nosso compromisso é garantir mais qualidade no ensino e oportunidades para todos os estudantes de Pedro do Rosário” confirma o prefeito Toca. Veja o vídeo.



terça-feira, 23 de junho de 2026

Orleans Brandão recebe apoio de lideranças do PRD


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas do PRD. No encontro com dirigentes, pré-candidatos a deputado estadual e federal e outras lideranças do partido, Orleans reafirmou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de todas regiões do Maranhão.


“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Eu sei do que já fiz como secretário e quero fazer muito mais”, afirmou Orleans Brandão. 


Ele reforçou a importância da gestão pública ser focada nos municípios. “A política do municipalismo é construída ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade. Foi assim que muito avançamos e tenho certeza que o Maranhão avançará muito mais”, disse.


O presidente estadual do PRD e deputado federal Marreca Filho defendeu a pré-candidatura de Orleans.

“Nós temos de um lado um candidato que conversa, que escuta, que tem humildade e sabe reconhecer o trabalho de cada pessoa que está na ponta. Temos um time preparado, unido e que acredita nesse projeto”, declarou.


A vereadora e pré-candidata a deputada federal Rayssa Campos declarou apoio ao pré-candidato durante o encontro.

“Quero dizer em público que faço parte do time Orleans Brandão, porque acredito no projeto liderado por ele”, afirmou ela.