sábado, 27 de junho de 2026

Deputado Segundo vem consolidando sua reeleição com muito trabalho, adesões e compromissos


O Deputado João Batista Segundo segue em sua caminhada pelo Maranhão em especial focado na região da Baixada rumo a sua reeleição.

A cada dia consolida a certeza da sua permanência na Assembleia Legislativa do Maranhão. E as adesões veem de todas as partes do Estado. A mais recente foi a adesão da Vereadora Dayse de Pepeta do município de Pedro do Rosário.

Segundo consolida sua caminhada rumo a reeleição baseada em muito trabalho, amizades e compromissos firmados e cumpridos. Para a vereadora Dayse, além de Segundo ser da Região o que facilita o acesso e uma pessoa que cumpre com seus compromissos e não abandona os companheiros. “É uma hora fazer parte do grupo do Deputado Segundo. Disse a vereadora Deyse”.

Orleans Brandão afirma que gerar emprego e renda será marca de seu governo*


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de um encontro na residência do pré-candidato a deputado federal Márcio Coelho, em São Raimundo das Mangabeiras, reunindo lideranças políticas, apoiadores e representantes da região Sul do estado. A reunião teve como foco o diálogo sobre o desenvolvimento regional e a construção de propostas voltadas à geração de emprego e renda.


Durante o encontro, Orleans destacou o potencial produtivo do Sul do Maranhão e defendeu a ampliação de investimentos para fortalecer a economia regional, especialmente com a atração de agroindústrias e novos empreendimentos. “Com a biorrefinaria, abrimos novas oportunidades, atraindo agroindústrias e fortalecendo toda a cadeia produtiva. Tudo isso gera empregos diretos e indiretos, e precisa ser mais fomentado. É uma região rica, que produz muito e pode gerar ainda mais renda”, afirmou.


O pré-candidato também defendeu um plano de desenvolvimento econômico para o Sul do estado, com foco em infraestrutura, logística e atração de investimentos. “Precisamos trazer aeroportos, atrair negócios, buscar recursos e garantir que cada pessoa da região Sul tenha um bom emprego e uma boa renda. Esse é o meu principal compromisso com a região”, disse.


Márcio Coelho reafirmou apoio ao projeto político de Orleans Brandão e destacou a importância da representatividade da região Sul no cenário estadual. “Estou acompanhando e acredito no seu projeto. Você, sendo jovem, está se dedicando a servir ao povo do Maranhão. Não só Mangabeiras, mas toda a região reconhece a sua liderança para conquistar mais avanços para o Maranhão”, destacou Márcio Coelho.


Ao tratar das questões sociais do estado, Orleans Brandão destacou a prioridade dada pela atual gestão estadual aos maranhenses mais vulneráveis e afirmou que a geração de emprego e renda precisa ser prioridade na administração pública. “Ampliamos a rede de Restaurantes Populares e criamos o programa Maranhão Livre da Fome, tiramos mais de um milhão de pessoas da pobreza extrema. Vi de perto essa realidade e queremos acabar com a fome em nosso estado. Vou retribuir à confiança de vocês com muito trabalho, com muita vontade de melhorar a vida das pessoas”, concluiu ele.





sexta-feira, 26 de junho de 2026

Praça Juca Martins vive a magia da primeira noite do São João de Bequimão 2026

Praça Juca Martins vive a magia da primeira noite do São João de Bequimão 2026

A primeira noite do São João de Bequimão 2026 reuniu tradição, cultura popular e um grande público na Praça Juca Martins, marcando a abertura oficial de uma das festas mais aguardadas do calendário cultural do município. Promovido pela Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento contou com a presença do prefeito Zé Martins, da primeira-dama Vânia Martins, do vice-prefeito Professor Ivaldo, além de vereadores, secretários municipais e famílias que prestigiaram a programação.

Foto: Davi Lincoln/Ascom/PrefeituraDeBequimão

A abertura da festa aconteceu em clima de muita animação e valorização das manifestações culturais maranhenses. A programação começou com a apresentação do tradicional Boi Meu Tamarineiro, enquanto o público também acompanhava, em telão, a partida entre Brasil e Escócia, unindo o clima junino à paixão nacional pelo futebol.

Na sequência, o palco recebeu apresentações do Tambor de Crioula Coroa de São Benedito, do Quilombo Santa Rita, da Quadrilha Flor do Sertão, da comunidade Bebedouro, e da Dança Portuguesa Brilho Encanto de Portugal, que encantaram o público com figurinos, coreografias e a riqueza das tradições populares.

Foto: Davi Lincoln/Ascom/PrefeituraDeBequimão

A noite seguiu com apresentações de dois importantes grupos folclóricos do Maranhão: o Bumba Meu Boi Estrela de Bequimão, um dos maiores patrimônios culturais do município, e o Bumba Meu Boi de Guimarães, no tradicional sotaque de zabumba, que levantaram o público e reforçaram a identidade cultural da região.

Enquanto isso, no Barracão da Cultura, a programação valorizou as manifestações tradicionais com a realização de uma pajelança, proporcionando ao público uma experiência voltada às raízes e à diversidade cultural maranhense.

Foto: Davi Lincoln/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Ao prestigiar a abertura da programação, o prefeito Zé Martins destacou a importância do São João como instrumento de valorização da cultura, fortalecimento do turismo e incentivo à economia local.

"É uma alegria ver a nossa Praça Juca Martins cheia de famílias, visitantes e grupos culturais celebrando aquilo que temos de mais bonito: a nossa cultura. O São João de Bequimão é feito para o nosso povo, fortalece os artistas, movimenta a economia e mantém vivas as nossas tradições. Estamos muito felizes em proporcionar mais uma grande festa para a nossa população", destacou o prefeito.

Foto: Davi Lincoln/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Com uma programação que reúne manifestações culturais, artistas locais e atrações regionais, o São João de Bequimão 2026 segue nos próximos dias consolidando o município como um importante palco da cultura popular maranhense, celebrando as tradições que atravessam gerações e fortalecem a identidade do povo bequimãoense.

O Maranhão onde o prefeito acusado de matar um policial responde em liberdade e o blogueiro que denuncia políticos vai para a cadeia

 

É difícil compreender e aceitar um cenário em que, aos olhos de parte da população, situações graves parecem receber tratamentos distintos dependendo de quem ocupa o banco dos acusados. Quando política, sistema de Justiça e exposição pública se cruzam, cresce a sensação de insegurança institucional e surgem dúvidas sobre a aplicação equilibrada da lei.

No Maranhão, episódios recentes envolvendo polícia, Judiciário e agentes políticos alimentam esse sentimento e reacendem uma discussão antiga: existe igualdade de tratamento quando o investigado ou acusado possui influência política ou visibilidade pública?

Um dos casos que mais provocou repercussão foi o envolvendo o prefeito de Igarapé Grande, João Victor Xavier. O gestor responde por um caso relacionado à morte do policial militar Geidson Thiago da Silva Santos, ocorrida após disparos de arma de fogo. O episódio, que completa um ano no próximo dia 6 de julho, segue cercado de debates públicos e jurídicos. A defesa sustenta a tese de legítima defesa, enquanto parte da sociedade questiona o fato de o prefeito permanecer em liberdade e exercendo suas funções enquanto o processo avança.

João Victor Xavier é filho do prefeito de Bernardo do Mearim, Júnior Xavier, sobrinho do pré-candidato a deputado federal Erlânio Xavier e aliado político do senador Weverton Rocha — elementos que, para críticos do caso, podem ter influenciado na libertade do prefeito que inclusive confessou o crime.

Esse tipo de situação fortalece uma percepção que frequentemente aparece no imaginário popular: a de que o peso da lei nem sempre alcança todos com a mesma intensidade.

Em outro episódio que ganhou repercussão, na região dos Cocais, em Codó, um blogueiro que atua na comunicação política acabou preso após decisões judiciais relacionadas à sua atuação. O caso levantou questionamentos sobre limites legais da atividade jornalística, proporcionalidade das medidas e proteção à liberdade de expressão.

Outro comunicador citado nesse debate é o jornalista Luiz Pablo, que também se tornou alvo de medidas judiciais e teve equipamentos apreendidos em procedimento determinado judicialmente. Casos como esses reacendem uma discussão sensível: até que ponto medidas estatais rigorosas contra comunicadores preservam direitos ou podem gerar percepção de intimidação ao exercício da atividade crítica?

Naturalmente, liberdade de expressão e liberdade de imprensa não representam licença para difamar, caluniar ou atacar reputações sem responsabilidade. A Constituição protege o direito de informar e opinar, mas também estabelece limites e prevê responsabilização quando houver abuso.

Ainda assim, quando comunicadores passam a sofrer medidas consideradas severas por parte da opinião pública, surgem perguntas legítimas: houve proporcionalidade? Houve necessidade? Medidas menos restritivas foram avaliadas? Houve transparência suficiente para justificar as decisões?

No caso do blogueiro Marcos Silva, o debate ultrapassou simpatias políticas e se transformou em discussão institucional. Para muitos observadores, chama atenção a diferença de tratamento percebida entre um comunicador submetido a restrições severas e um gestor público que responde em liberdade por acusação relacionada a um crime de grande repercussão.

No centro dessa discussão está uma questão maior do que qualquer personagem: qual é o limite do poder estatal diante da atividade jornalística e qual deve ser o padrão de tratamento diante da lei?

Em um Estado democrático, crime deve ser investigado e, quando comprovado judicialmente, punido. Mas também é princípio fundamental que toda pessoa tenha direito à ampla defesa, ao contraditório e à presunção de inocência até decisão definitiva.

Se as medidas adotadas pelas instituições estiverem corretas e forem demonstradas com clareza, a confiança pública tende a ser fortalecida. Mas, se permanecer a percepção de seletividade, proteção para uns e rigor ampliado para outros, o desgaste institucional pode ser mais profundo do que qualquer disputa política ou judicial isolada.

Por isso, entidades como OAB, sindicatos, universidades e organizações de defesa da liberdade de imprensa têm papel importante no acompanhamento desse debate, cobrando transparência, equilíbrio e respeito às garantias constitucionais.

O que a sociedade espera não é privilégio nem perseguição. Espera coerência. Porque, quando decisões diferentes produzem sensações de injustiça, o prejuízo não recai apenas sobre os envolvidos — atinge a confiança coletiva no próprio sistema de Justiça.

POLÍCIA CIVIL PRENDE EMPRESÁRIA POR FURTO DE ENERGIA EM SÃO LUÍS


Em uma ação realizada na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Perícia Oficial e da Equatorial Energia, cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada no bairro Jardim Eldorado, área nobre de São Luís. A ação teve como base uma investigação que apura o crime de furto de energia elétrica.


Segundo o Departamento de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), durante o cumprimento da ordem judicial, o perito do Instituto de Criminalística (ICRIM) constatou a existência de uma derivação clandestina, escondida na parede interna do imóvel, utilizada para desviar energia elétrica.


De acordo com as investigações, a ligação irregular alimentava quatro aparelhos de ar-condicionado da residência sem o devido registro no sistema de medição da concessionária.


Diante da constatação do crime, foi dada voz de prisão à empresária, titular da conta de energia do imóvel.


A mulher foi conduzida à sede da SEIC, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis relacionados ao caso.


A Polícia Civil reforça que o furto de energia, além de configurar crime, representa riscos à segurança da população, podendo causar sobrecarga na rede elétrica, curtos-circuitos e até incêndios.


Ao identificar ou suspeitar desse tipo de prática criminosa, a orientação é que a denúncia seja feita de forma segura e, se desejado, anônima, por meio dos canais oficiais da Polícia Civil e também da Equatorial Maranhão. As denúncias podem ser registradas pelo site www.equatorialenergia.com.br ou pela Central de Atendimento 116, com ligação gratuita.


POR: ASCOMPC/MA

Carlos Brandão e sua coragem para enfrentar o sistema político que quer ainda se estabelecer permanentemente no Maranhão…

 

Muitos analistas políticos veem no agora ministro do STF, Flávio Dino, a ânsia em seguir a trajetória política do ex-presidente da República José Sarney, que conseguiu manter uma hegemonia por décadas no Maranhão.
Porém, existem divergências entre José Sarney e Flávio Dino no trato com a política, principalmente na diplomacia, na humildade e na soberba.
Podemos citar a forma de como gerir a coisa pública. Enquanto José Sarney fez o melhor governo já existente no Maranhão, principalmente com uma equipe altamente técnica e visionária, cujos feitos foram os mais brilhantes para o seguimento do Estado, tais como: Boa Esperança, BR 135, UEMA, UFMA, Barragem do Bacanga, Itaqui, além das parcerias com os municípios; o governo Flávio Dino quis apenas implantar um sistema político que perdurasse por décadas. Não se viu obras estruturantes que alavancasse o desenvolvimento do Estado e sequer parcerias com os municípios que pudessem garantir a municipalidade.
Veio Carlos Brandão, que muitos dizem ter traído esse sistema político ultrapassado. Quando, na verdade, não aceitou ser apenas uma Rainha da Inglaterra nas mãos daqueles que queriam comandar o governo.
Ao não acatar, passou a ser uma pessoa perseguida, detestada, odiada, xingada, assim como a sua família.
Contudo, mostrou coragem ao enfrentar esse sistema político que já nasceu desgastado. Carlos Brandão estabeleceu a resiliência institucional e engajamento cívico.
Passou a gerir a coisa pública para o municipalismo, cuja luta por reformas estruturais e de ações sociais demandam no interesse da coletividade e no desenvolvimento dos municípios.
Vem resistindo com bravura a luta contra o establishment e  os ataques chulos daqueles que queriam estabelecer um sistema já nascido carcomido.
Ver-se agora traidores, que se deixaram levar pelo poder estabelecido num país que tem um democracia capenga, onde surgem os ditadores de plantão!!!

Prefeito de Peri Mirim firma contrato de quase R$ 3 milhões com construtora de Bacabal para construção de moradias

 

A Prefeitura de Peri Mirim, administrada pelo prefeito Helizer Soares, firmou contrato no valor de R$ 2.729.412,57 (Dois milhões, setecentos e vinte nove mil, quatrocentos e doze reais e cinquenta e sete centavos) para execução de obras voltadas à construção de unidades habitacionais no município. A empresa contratada é a Construtora Reis LTDA, sediada em Bacabal (MA).

O acordo foi formalizado por meio do Contrato de Prestação de Serviços nº 020/2026/SEMAD, originado da Concorrência Eletrônica nº 003/2026 – CPL/PMPM e vinculado ao Processo Administrativo nº 021/2026/SEMAD.

Segundo o extrato contratual, o objeto consiste na contratação de empresa especializada para a construção de unidades habitacionais em atendimento ao Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) – Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), conforme o Repasse nº 039687/2025/MCIDADES/CAIXA.

Apesar do valor expressivo do contrato, o extrato publicado não detalha informações como quantidade de casas previstas, cronograma físico da obra ou local exato de execução das unidades habitacionais, elementos que costumam ser apresentados em documentos complementares como projeto básico, termo de referência ou plano de trabalho.

O documento estabelece que os pagamentos ocorrerão de forma proporcional à execução dos serviços, e não em parcela única, conforme medição das etapas executadas. Mas o que chama atenção é que a construtora tem apenas R$175 mil de capital social, valor insuficiente para iniciar uma obra de construção de casas.

A contratação terá vigência inicial de 12 meses, contados a partir da assinatura ocorrida em 18 de junho de 2026, podendo ser prorrogada conforme previsão dos artigos 106 e 107 da Lei nº 14.133/2021, que regulamenta licitações e contratos administrativos.

Os recursos estão vinculados à estrutura orçamentária da Secretaria Municipal de Obras e Transportes, dentro da ação destinada à construção, reforma e recuperação de unidades habitacionais.

O contrato foi assinado pelo secretário municipal de Administração, Diego Soares Birino, representando o município, e por Vitor Leonam Gomes Reis, representante legal da empresa contratada.

A ausência de detalhamento público sobre metas físicas e quantitativo de moradias pode ampliar a cobrança por transparência e acompanhamento da execução do contrato ao longo da obra.