quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Victor Mendes consegue emenda de Bancada para recuperação da Barragem do Pericumã

O deputado federal, Victor Mendes (PV) comemorou na tarde desta quarta-feira (21) uma grande conquistas para Baixada Ocidental Maranhenses. O deputado conseguiu colocar a Barragem do Rio Pericumã   como indicação de Emenda de Bancada Junto a Lei Orçamentaria. 

Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês uma grande vitória. Consegui colocar a reforma da Barragem do Pericumã como indicação de Emenda de Bancada junto a LOA (Lei Orçamentária). Sei que é apenas o primeiro passo, que não significa a garantia desta importante ação, mas sem essa indicação da Bancada a viabilidade da obra ficaria mais difícil. Agora é lutar para o Governo Federal liberar os recursos... Luta árdua, mas possível para 2016. 

Coloquei a Indicação dos recursos para que o Governo do Estado, através da Sinfra, execute a reforma da obra. (Se acontecer, espero pelo menos ser convidado pelo Governo para a inauguração ...) Por fim agradeço ao gesto do Deputado Federal Juscelino Filho, que subscreveu comigo a Indicação e um agradecimento especial ao grande colega Junior Marreca que, com muita decência, companheirismo e espírito público, me ajudou a consolidar esse pleito.
Muito obrigado a ambos.
Agora é lutar pela liberação ...


A barragem do rio Pericumã foi concluída em 1982, pelo extinto Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOS), com o objetivo de represar a água desse imponente rio, facilitar a navegação de pequenas embarcações, viabilizar a irrigação da agricultura familiar, possibilitar o abastecimento de pescado aos municípios limítrofes e evitar a penetração da água salgada, que avançava sobre o curso da água doce e os campos inundáveis de Pinheiro e adjacências.  

Ocorre que a estrutura da barragem vem sendo corroída pela oxidação ao longo do tempo, visto que, desde a sua inauguração pelo Ministro Mário Andreazza, jamais recebeu qualquer reforma ou manutenção adequada. Possui 100m de comprimento por 25m de largura. É constituída de três comportas, uma eclusa e dois diques laterais. Os reparos técnicos indispensáveis ao seu funcionamento regular não poderiam ter sido descurados. Essa maravilha da engenharia civil é de suma importância para a microrregião da Baixada, mas não tem sido tratada com o devido cuidado pelas autoridades competentes. À guisa de ilustração, é por causa dela que o rio Pericumã fornece o pescado para os municípios de Pinheiro, Palmeirândia, Peri Mirim e Pedro do Rosário.  

O rio Pericumã possui uma extensão de 115 km. Nasce na Lagoa da Traíra (em Pedro do Rosário) e deságua na baía de Cumã, entre Guimarães e Alcântara. Em seu majestoso percurso, banha 13 municípios. É o mais caudaloso dentre os rios genuinamente baixadeiros. Em particular, o rio Pericumã é vital para a população de Pinheiro, a metrópole da Baixada, com mais de 80 mil habitantes. É o rio Pericumã que fornece água potável para a cidade, além de favorecer diversas atividades econômicas, como a pesca de subsistência e a agricultura familiar.

Na último (25/02), o deputado federal Victor Mendes já havia requerido a recuperação da Barragem em audiência com o Diretor Geral do DNOCS,Walter Gomes de Sousa. O parlamentar baixadeiro também apresentou indicação encaminhada ao Ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, pleiteando a alocação dos recursos necessários à urgente recuperação da barragem, acompanhada de uma manutenção permanente, antes que ocorra o seu trágico rompimento, circunstância que provocaria um desastre ambiental e social sem precedentes nos municípios circunvizinhos (salinização do rio e campos, desabastecimento de água potável, fome, inundação de casas etc).

“Sei que é apenas o primeiro passo, que não significa a garantia desta importante ação, mas sem essa indicação da Bancada a viabilidade da obra ficaria mais difícil. Agora é lutar para o Governo Federal liberar os recursos... Luta árdua, mas possível para 2016, disse  deputado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário