quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Pinheiro sediou encontro Regional de Educação da Baixada

   Aconteceu em Pinheiro hoje quinta-feira, 29, o Encontro Regional da Educação do Polo da Baixada Maranhense, promovido pelo Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Direito à Educação (CAOp Educação).
    
O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação e Cultura José Sarney (Rua José Anastácio – Centro) e reuniu promotores de justiça, integrantes de conselhos municipais (Alimentação Escolar, Fundeb e Conselhos Tutelares), gestores municipais e coordenadores pedagógicos dos municípios da Baixada Maranhense.
 
Na abertura do encontro, foi apresentado o "Programa Interinstitucional Educação de Qualidade: Direito de todos os maranhenses", uma iniciativa do MPMA. Em seguida, foi proferida a palestra “Políticas Públicas Educacionais e a Realidade do Maranhão”, pelos promotores de justiça Paulo Avelar e Érica Ellen Beckman, respectivamente, coordenador e integrante do CAOp Educação. A secretária Estadual de educação também participou do encontro em Pinheiro.
  Na programação, constou, ainda, a apresentação do SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Avaliação), que é um sistema informatizado voltado para as políticas públicas, com foco em resultado.
   
Os conselheiros receberam treinamento sobre formas de controle social na área da educação, ministrado pelo auditor da Controladoria Geral da União, Welliton Rezende.
     Os promotores de justiça participantes foram capacitados sobre a metodologia do SOMA, por técnicos da Escola de Formação de Governantes com seu presidente professor Palhano da (EFG).

O encontro foi considerado um sucesso sob todos os aspectos, disse o promotor Avelar. Para o prefeito Filuca anfitrião do encontro, é importante se discutir e colocar na pratica ações que geralmente ficam somente na teoria ou nos gabinetes da burocracia e completou que sem a união não dar pra fazer uma educação de qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário