sexta-feira, 7 de junho de 2013

Mais de 20 municípios maranhenses reúnem-se em Santa Inês para discutir o tema “Resíduos Sólidos” durante Conferência Regional do Meio Ambiente


O Maranhão tem renda per capta menor que a Índia e, no entanto, produz a mesma quantidade per capta de lixo que o Canadá, 0,92 kg/hab/dia. São 5.733 toneladas diárias, das quais 2000 toneladas não são coletadas e vão parar em rios, lagos e outros corpos d'água. Esses dados foram apresentados pelo Prof. Dr. em Ciências da Engenharia Ambiental, Ozelito Possidônio de Amarante Júnior, na palestra “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: redução de impactos ambientais”, ministrada durante a Conferência Regional do Meio Ambiente, no município de Santa Inês, que está sendo realizada, nesta terça-feira (4), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).
Durante a palestra, Ozelito Amarante Jr, também abordou todo o ciclo dos resíduos relacionando-o aos quatro eixos orientadores da conferência: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego, problematizando-os um a um, chamando a atenção para o padrão de consumo da sociedade, que leva ao aumento da geração desses resíduos. Destacou ainda a necessidade do aproveitamento dos materiais que estão sendo descartados e as possibilidades de geração de emprego e renda com a reciclagem e a inclusão social dos catadores. 
Após a palestra, os representantes dos vinte e nove (29) municípios mobilizados para o evento, dividiram-se em quatro grupos de trabalho para discutir propostas relacionadas à Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego. A professora do IFMA-Campus Zé Doca, mestre em Meio e Ambiente e Sustentabilidade, Aline Alves, foi à debatedora do GT de Consumo e Produção Sustentável. O presidente da ONG Fundação Pró-Natureza, do município de Pindaré, Benedito Coelho Neto, iniciou os debates no GT de Redução de Impactos Ambientais. O GT de Geração de Emprego e Renda teve como debatedor o Chefe do Departamento de Fiscalização Ambiental do município de Zé Doca, David Silva. O coordenador do Pólo Universidade Aberta do Brasil, do município de Santa Inês, David Morais, iniciou as discussões no GT de Educação Ambiental. O grupo de trabalho que mais atraiu interessados foi o destinado às discussões relacionadas à redução dos impactos ambientais.
“Durante a realização das conferências regionais buscamos sugestões para aprofundarmos as discussões sobre o tema e também a parceria da sociedade civil e, de representantes de outros órgãos públicos, visando soluções para problemas como os decorrentes da gestão inadequadas dos resíduos. A minha responsabilidade enquanto cidadã não se encerra quando eu coloco o lixo na minha porta”, ponderou a Coordenadora das Conferências Regionais Santa Inês, Bacabal e Caxias, Marlla Fabiana Gomes.
Entre os participantes da Conferência Regional do Meio Ambiente, em Santa Inês, estão integrantes de movimentos sociais, associações e cooperativas de catadores, profissionais da reciclagem, organizações não governamentais, entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, comunidades tradicionais, indígenas e representantes do Ministério Público e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
“Fomentar as discussões sobre o tema entre os diversos atores sociais contribui para que todos possam reconhecer que a responsabilidade quanto à gestão dos resíduos é compartilhada”, disse o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes ao comentar a importância das conferências para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Maranhão.
As discussões, elaboração e escolha das propostas pelos Grupos de Trabalho e pela plenária da Conferência Regional serão realizadas até o fim da tarde.  O evento será encerrado no início da noite com a eleição de vinte (20) propostas e de setenta e um (71) delegados. Eles deverão participar da IV Conferência Estadual, de 3 a 5 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.  Até o momento, das cinco conferências regionais realizadas, a de Santa Inês é a que conta com o maior número de vagas de delegados. A segunda foi a de Presidente Dutra, realizada no último dia vinte e quatro (24/05).
A Conferência Regional do Meio Ambiente em Santa Inês foi aberta pela Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Lorena Saboya, representando o Secretario de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes. Na ocasião, Sabóya destacou a presença expressiva dos representantes dos poderes públicos locais, da sociedade civil e dos membros do setor empresarial da região e a importância das discussões. “A conferência propicia um grande e rico debate acerca da situação dos resíduos sólidos, fortalecendo-se a responsabilidade compartilhada prevista na Política Nacional de Resíduos Sólido e o compromisso de todos em prol da solução dessa problemática”, disse Sabóya.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário