terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Operação Carnaval fiscaliza cumprimento do decreto em Bequimão-MA

 

A Prefeitura de Bequimão intensificou a fiscalização de bares e de possíveis festas clandestinas, durante o período do Carnaval, em cumprimento ao Decreto 003/2021, do prefeito João Martins. Desde sexta-feira (12), está sendo realizada uma ação conjunta entre a Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Conselho Tutelar. É uma força tarefa de fiscalização para coibir aglomerações na sede e na zona rural de Bequimão.

De acordo com o chefe da Guarda Municipal de Bequimão, Otoniel Gusmão, logo no primeiro dia de fiscalização, proprietários de bares foram orientados sobre a proibição de abertura dos estabelecimentos comerciais. A norma é uma das dezenas contidas no decreto, que cancelou a festa de carnaval e estabeleceu medidas de prevenção, para evitar contaminações pelo coronavírus, em Bequimão.

Também foram abertos canais de comunicação, para que a população fizesse denúncias às autoridades competentes. Segundo relatório da Operação Carnaval, até agora, houve apenas o flagrante de uma festa privada, que estava sendo realizada de forma irregular no povoado Floresta, após uma partida de futebol. A equipe de fiscalização flagrou um número considerável de pessoas no local e, de imediato, determinou a suspensão do evento. A cena foi registrada neste domingo (14).

Apesar do flagrante desrespeito, a avaliação geral do comandante da Guarda Municipal é de que a população, em geral, respeitou as normas e compreendeu a necessidade de evitar as aglomerações. Segundo Otoniel Gusmão, a maioria dos moradores do município optou por reuniões reservadas, bem longe das aglomerações. “Graças a Deus, o povo tem respeitado o decreto, com as medidas sanitárias estipuladas pelo Poder Público. A maioria da nossa população escolheu ficar em casa, com seus familiares, e evitar aglomerações. Outro dado importante é a questão do feriado, que não teve. Essa medida ajudou a evitar que muitas pessoas viessem da capital e de outras cidades, para o nosso município”, destacou o comandante Otoniel.

O prefeito João Martins garantiu que o município de Bequimão segue tomando todas as providências para conter o avanço do coronavírus. Todas as decisões, segundo o gestor, são adotadas de forma colegiada com o Comitê de Gestão da Crise e o Ministério Público do Maranhão, através da Comarca de Bequimão.

“Com base na recomendação do Ministério Público e nas orientações dos órgãos de saúde do Estado, creio que tomamos a decisão mais acertada para este momento. Temos somado esforços no combate à pandemia, adotando como prioridade a vida das pessoas. A população de Bequimão compreendeu que este é o momento de ficar mais reservado, para que possamos festejar mais adiante. Parabenizo todos os profissionais envolvidos na Operação Carnaval, que estão desenvolvendo um trabalho sério para proteger a todos nós bequimãoenses”, pontuou o prefeito de Bequimão.

Cancelamento do carnaval
O decreto que cancelou a festa momesca, em ambientes públicos e privados do município, foi publicado pelo prefeito João Martins, na segunda-feira passada, dia 8 de fevereiro. As medidas de combate e prevenção ao coronavírus foram atualizadas após o agravamento da pandemia do coronavírus em todo o Maranhão e devido ao aumento no número de casos em Bequimão. A Prefeitura de Bequimão também suspendeu a realização de retiros espirituais, bem como o funcionamento de bares, casas de shows, clubes e afins. A rotina administrativa do município permaneceu inalterada. Os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, que seriam pontos facultativos devido ao carnaval, estão tendo expediente normal no serviço público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário