terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

ELEIÇÃO DA CADEIRA 18 DA APLAC: PADRE LUIGI RISSO, MSC

 


A Academia Pinheirense de Letras Artes e Ciências Letras Artes e Ciências - APLAC, por meio de sua presidente em exercício, acadêmica Iranilda Silva Lima Fonseca, faz saber aos senhores acadêmicos titulares e ao povo de Pinheiro, que nos termos do Edital nº 002/2020/GP-APLAC, Edital nº 001/2021/GP-APLAC (com as alterações do Edital nº 002/2021/GP-APLAC) que, reunindo-se o sodalício em Assembleia Geral Extraordinária - AGE nº 001/2021, neste dia 20 de fevereiro de 2021, verificado o quórum e a contagem dos votos dos acadêmicos,  apuraram-se 20 votos válidos.


Continuando-se os trabalhos, passou-se a contagem dos votos para preenchimento da cadeira 18 do sodalício, patroneada pelo ilustre pinheirense Pe. NEWTON IGNÁCIO PEREIRA, que teve como primeiro ocupante e fundador, o saudoso acadêmico LOURIVAL DE CASTRO GOMES (que no decurso deste ano completaria 100 anos). Atualmente a cadeira encontrava-se vacante em razão do falecimento, em 03/05/2020, do acadêmico JOSÉ DAS GRAÇAS MELO MOREIRA.

Destarte, apurados os votos na eleição havida nesta data, em primeiro escrutínio, obteve a maioria dos votos válidos, o Sr. LUIGI RISSO, padre italiano, pertencente à congregação dos Missionários do Sagrado Coração, que recebeu 13 votos, sendo proclamado vencedor. 


O novo acadêmico chegou em Pinheiro em dezembro de 1960, com 29 anos de idade, radicando-se a margem esquerda do Pericumã. Ao logo desses 60 anos prestou relevantes serviços à cidade, especialmente no campo da educação. Foi professor deveras conceituado, de física e química, do ginásio do Colégio Pinheirense, sendo precursor das feiras de ciências do referido colégio, além de ser o primeiro professor a fazer aulas práticas laboratoriais de física e química.


Com sua rede de escolas, alfabetiza e educa crianças e adolescentes, escrevendo uma página importante da história de Pinheiro, com letras de futuro. O novo acadêmico também foi um dos primeiros a lutar pela causa da educação de crianças especiais, construindo a sede da APAE de Pinheiro. No campo da arquitetura e engenharia, é responsável por grandes obras em Pinheiro, como o Hospital Nossa Senhora das Mercês e a igreja São José, esta com estilo único na cidade.

O novo acadêmico deverá ser empossado em março do ano curso, em sessão solene designada para tal fim. Ao padre Risso, os mais sinceros votos de luminosidade de nossa confraria e a nossa festiva acolhida, que se confunde com a honra que nos assalta, em poder ter em nosso quadro tão imponente paladino da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário