O prefeito de Bequimão, João Martins (MDB), esteve nos municípios de Alcântara e de Peri-Mirim, articulando parcerias com os prefeitos vizinhos. A primeira reunião foi com o prefeito peri-miriense Heliezer do Povo (PCdoB), no dia 16 de fevereiro. Com o prefeito alcantarense, o encontro foi realizado no dia 18 de fevereiro.
Em Peri-Mirim, os principais assuntos discutidos entre os prefeitos João Martins e Heliezer foram as ações de infraestrutura, abastecimento de água e a reativação da Escola Familiar Rural “Albemirim”, uma parceria entre Bequimão, Peri-Mirim e Alcântara.
O prefeito João Martins destacou o bom diálogo e a importância de estreitar os laços junto aos municípios vizinhos. “Estive reunido com o prefeito de Peri-Mirim, Heliezer do Povo, para construir parcerias entre os nossos municípios. Queremos, juntos, viabilizar a construção de estradas e pontes, sistemas de abastecimento d’água e muitos outros benefícios. A ideia é que a região possa se desenvolver em conjunto, frisou o prefeito de Bequimão.
Já o prefeito Heliezer Soares falou sobre os próximos passos dos municípios rumo ao desenvolvimento socioeconômico. “Estive conversando com o amigo prefeito de Bequimão, João Martins, para estreitar os laços políticos e discutir parcerias e, juntos, buscarmos benefícios para a nossa região. A próxima etapa dessa aliança será uma viagem a São Luís, onde iremos avaliar um projeto do Sebrae que visa fomentar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Juntos, com certeza, teremos mais força e poder político para lutar em prol do nosso povo”, concluiu o prefeito de Peri-Mirim, Heliezer do Povo.
Relação que atravessa gerações
Na passagem por Peri-Mirim, o prefeito João Martins aproveitou ainda para fazer uma visita ao ex-prefeito do município, De Jesus. O líder político do município vizinho é pai do atual prefeito Heliezer do Povo e também era amigo do saudoso Juca Martins.
“De Jesus foi e continua sendo uma grande liderança política em Peri-mirim e na região da baixada maranhense. Ele sempre foi um amigo de primeira hora do meu pai, o ex-prefeito Juca Martins, e ambos estabeleceram parcerias que produziram muitos resultados para seus municípios. A história se repete. Segue o trabalho”, declarou o prefeito de Bequimão, João Martins.
Parceria com Alcântara
João Martins também encontrou o prefeito de Alcântara, Padre William (PL), para discutir soluções conjuntas que beneficiem a população dos dois municípios. A ideia é reforçar a relação histórica entre bequimãoenses e alcantarenses, que já fizeram parte do mesmo território. Bequimão foi desmembrado de Alcântara em 1935, mas ambos continuam compartilhando muitas de suas potencialidades e desafios.
Os prefeitos dialogaram sobre a necessidade de projetos e ações voltados à infraestrutura, ao abastecimento de água e ao turismo. Também entrou em discussão as oportunidades comerciais do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em razão do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, que prevê a participação dos Estados Unidos nos lançamentos a partir da Base da Força Aérea Brasileira (FAB). Essa movimentação deve atrair investimentos significativos à região.
Alcântara já ocupa uma posição expressiva no roteiro de turistas que visitam o Maranhão. As ruínas da cidade histórica e as belezas naturais atraem pessoas do mundo inteiro. Segundo o prefeito João Martins, o turismo pode ganhar uma proporção ainda maior, tendo Alcântara como uma espécie de cartão de visita para o Pólo Turístico que engloba os municípios do Litoral Ocidental Maranhense, inclusive Bequimão.
“Milhares de turistas saem do Cais da Sagração, em São Luís, e chegam a Alcântara. É possível que esses visitantes queiram ficar ainda mais tempo na região, caso sejam ofertados serviços turísticos, com passeios pela Floresta de Guarás e atrações gastronômicas e culturais”, destacou João Martins.
Os prefeitos trataram, ainda, sobre a necessidade de cooperação nas áreas da educação e da saúde. Moradores de comunidades da região Sul de Alcântara, como Raimundo Sul, Centro Alegre e Goiabal, costumam se deslocar até a sede de Bequimão, para ter acesso a serviços públicos. Já os bequimãoenses, assim como os moradores dos demais municípios da Baixada e do Litoral Ocidental, utilizam o Terminal do Cujupe, que fica no território de Alcântara.