quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Prefeitura de Bequimão reforça campanha pelo período de defeso do caranguejo

 



A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, alerta pescadores, comerciantes e consumidores sobre o início da segunda fase do período de defeso do caranguejo em 2025. A partir desta quarta-feira, dia 29 de janeiro, está proibida a captura, transporte e comercialização da espécie, medida essencial para garantir a reprodução e preservação do crustáceo.

O defeso é um período de proteção ambiental estabelecido por lei, cujo objetivo é permitir que os caranguejos realizem sua desova e crescimento sem interferências. A iniciativa visa a garantir a manutenção da biodiversidade dos manguezais e a sustentabilidade da atividade pesqueira a longo prazo.

O cumprimento do defeso é obrigatório para pescadores profissionais e amadores, comerciantes e transportadores, além dos próprios consumidores. 

Nas datas estabelecidas, qualquer atividade de captura ou comercialização do caranguejo está sujeita a penalidades, conforme a legislação ambiental vigente. Os períodos de restrição em 2025 são de 29 de janeiro a 3 de fevereiro, 27 de fevereiro a 4 de março e 29 de março a 3 de abril.

Para contribuir com a preservação da espécie, a população deve evitar a compra de caranguejos capturados durante o defeso, além de denunciar irregularidades ao IBAMA ou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário