quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Prefeito Zé Martins participa de reunião com Zé Reinaldo Tavares e membros do Fórum da Baixada Maranhense

A Baixada Maranhense receberá mais investimentos do Governo do Estado a partir de 2025. Nesta quarta-feira (8), o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Maranhão, Zé Reinaldo Tavares, reuniu-se com membros do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense e com o prefeito de Bequimão, Zé Martins, para tratar de ações estratégicas para a região.  

Os membros do Fórum agradeceram ao governador Carlos Brandão por reconhecer o potencial de desenvolvimento da Baixada Maranhense e ao secretário Zé Reinaldo, que apresentou os projetos do Governo em prol da região. Temas como a construção da estrada que ligará Anajatuba a São João Batista via Rio Mearim, a barragem Maria Rita (que conectará Bequimão a São Bento), o Porto de Alcântara, os Diques da Produção e as barragens de contenção contra a invasão de água salgada nos campos foram discutidos.  

Zé Reinaldo enfatizou que o governo está empenhado em resolver a situação da falta de água nos campos da Baixada. Ele também mencionou que um estudo técnico será conduzido para prevenir a entrada de água salgada nos campos, garantindo mais riquezas para os moradores da região.  

Embora a Codevasf já tenha elaborado um projeto, a execução ainda está pendente. O prefeito Zé Martins sugeriu que o órgão apresente o projeto aos prefeitos da Baixada, considerando as peculiaridades de cada município. Ele citou como exemplo São João Batista, onde a maré invade os campos por até cinco quilômetros.  

O prefeito também destacou a necessidade de investimentos na construção de diques e barragens, apresentando vídeos que ilustraram o sucesso de açudes construídos em Bequimão, como as barragens do Félix e do Mafra. Essas estruturas têm sido essenciais para o abastecimento de água para animais durante o verão.  

O presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, Expedito Moraes, elogiou o encontro e colocou-se à disposição para colaborar com os prefeitos na busca por investimentos. "Foi uma reunião excelente, onde tivemos acesso a projetos importantes apresentados pelo secretário Zé Reinaldo Tavares, além de outros em fase de estudo, como o projeto de preservação da água na Baixada, que beneficiará todos os municípios por meio da contenção de água em rios e igarapés", afirmou.  

Expedito também destacou a relevância da construção dos diques da Baixada e do terminal portuário de Alcântara, cujas licenças ambientais ainda estão em processo, mas que prometem trazer desenvolvimento econômico para a região.  

O prefeito Zé Martins e os representantes do Fórum reafirmaram a confiança na concretização das obras, que irão armazenar água, promover a piscicultura, evitar a invasão da água salgada, gerar riquezas e proteger os animais.  

O encontro contou com a presença dos diretores do Fórum, Eduardo Castelo Branco e Alexandre Abreu, e do vereador de Anajatuba, Eduardo Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário