sábado, 13 de dezembro de 2014

Prefeitura de Bequimão realiza II Semana do Bebê Quilombola

As dez comunidades quilombolas já certificadas de Bequimão foram palco, pelo segundo ano, da Semana do Bebê Quilombola, evento pioneiro no Brasil. Entre os dias 25 e 30 de novembro, foram realizadas várias atividades, que tiveram como tema central “O direito à sobrevivência e ao desenvolvimento da criança quilombola”.

A II Semana do Bebê Quilombola foi organizada pela Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, com apoio do Unicef, da Secretaria Estadual de Igualdade Racial e Fundação Josué Montello. O O prefeito Zé Martins foi o primeiro do país a instituir a Semana do Bebê Quilombola, evento em defesa de crianças de até seis anos de idade nascidas em comunidades remanescentes de quilombos.

“Precisamos avançar e expandir nossos conhecimentos sobre direitos da crianças negras, bem como fortalecer os processos de participação, enquanto condições básicas para formulação de políticas públicas que atendam às legítimas necessidades  e demandas dos negros no nosso município”, afirmou a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro.

No dia 25, aconteceu a abertura solene na Câmara dos Vereadores, momento em que foi exibido o filme produzido durante a primeira edição do evento, no ano de 2013. Essa experiência ganhou destaque na II Mostra Internacional dos Bebês, promovida em Belém, no mês de novembro. O município foi representado pela moradora do povoado Ariquipá, Rosenilde Rodrigues.

O segundo dia de atividades teve roda de conversa sobre a importância da criança quilombola; oficina de plantar e debate sobre saúde e a infância. No dia 27, a programação contou com troca de saberes, baseada em atividades lúdicas e artísticas; relato da infância dos nossos avós e apresentação de grupos culturais infantis.

No dia 28, adultos e crianças debateram sobre a crença que veio da África e foi ministrada a oficina “Fortalecendo vínculos esportes na infância”. Nos dois últimos dia, teve partidas de futebol. Todas essas atividades aconteceram, simultaneamente, nos povoados Ariquipá, Conceição, Ramal de Quindíua, Rio Grande, Juraraitá, Marajá, Santa Rita, Mafra, Pericumã, Sibéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário