quinta-feira, 7 de junho de 2012

Victor Mendes representou o governo em evento preparatório para a Rio +20


O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes, esteve  em Manaus-AM, onde representou a governadora Roseana Sarney no Fórum de Governadores da Amazônia,  na sede do Governo da Amazônia, como parte da programação do Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio + 20.
Reunindo representantes de todos os estados amazônicos, o Fórum contou com a participação das ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
“Trata-se de uma oportunidade ímpar, em que os estados amazônicos discutem suas demandas e potencialidades levando em conta as peculiaridades da região e, de outro lado, o aproveitamento destas em bases sustentáveis”, explicou Victor Mendes.
No encontro, os líderes estaduais discutiram propostas de desenvolvimento sustentável para a região Amazônica, que serão expressas no Pacto para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira, a ser apresentado na Conferência Rio+20, que acontece em junho na cidade do Rio de Janeiro-RJ.
Participaram do Fórum, os governadores de Roraima, José Anchieta Junior; do Mato Grosso, Sinval da Cunha Barbosa; de Rondônia; Confúcio Aires Moura; o vice-governador do Tocantins, João Oliveira; o vice-governador do Acre, Carlos Cesar Correa de Messias; a vice-governadora do Amapá, Doralice Nascimento Souza e o vice-governador do Pará, Helenilson Cunha Pontes, além do anfitrião, Omar Aziz e do representante maranhense.
Em sua participação, o secretário Victor Mendes apresentou propostas do Maranhão à Carta da Amazônia, enfatizando, dentre outros aspectos: a adoção de programas permanentes de capacitação e empoderamento das populações residentes em Unidades de Conservação, voltadas ao uso sustentável destas, de modo que os habitantes tenham condições de atuar na conservação efetiva dos ecossistemas locais.
Além desta, o secretário frisou ainda a necessidade de qualificação ampla para povos e comunidades tradicionais, setor produtivo, povos Indígenas, ONGs, crianças e jovens, poderes públicos, trabalhadores, sindicatos e agricultores familiares e suas entidades com foco no apoio à gestão e organização da produção e de empreendimentos sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário