sexta-feira, 25 de março de 2011

Consorcio Público une municípios do Litoral Norte da Baixada


A idéia é inédita no Brasil, pois é o primeiro e único Consorcio Público de municípios que se tem noticia no pais e foi idealizado para além de unir os prefeitos e os municípios da região, buscar soluções conjuntas para os problemas das populações dessa região. São nove municípios que atualmente tem como presidente o prefeito de Guimarães o Pe. Willame. A direção é rotativa. Os municípios sócios do consórcios são: Guimarães, Cururupu, Apicum Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Central, Mirirnzal, Cedral e Porto Rico. Eles já estiveram varias vezes com a governadora Roseana que adorou a idéia e disse que dará total apoio para ajudar na busca de soluções para os problemas da região. O asfaltamento da estradas de bacuri a Apicu Açu e a de Porto Rico eles já contabilizam como conquistas do consorcio. Roseana determinou ao secretario da agricultura Cláudio Azevedo que coordene o trabalho do consorcio junto ao governo.
Reuniões com a governadora, reuniões com os secretários e reuniões em Brasília com deputados e ministros já estão acontecendo. Semana passada os prefeitos se reuniram novamente e no mesmo dia os secretários de agricultura dos municípios discutiram e elaboraram pleitos de soluções conjuntas que poderão beneficiar todos os municípios.
Uma verba de R$ 200.000,00 duzentos mil reais conseguida com o governo par o carnaval e dividida entre os municípios foi outra conquista do consorcio. Eles já pleiteiam e dizem que vão brigar pela ponte e pela estrada que liga Central a Bequimão.
No final do mês de março já estar marcada uma nova reunião dos prefeitos e do secretário Cláudio Azevedo em Guimarães. Antes os prefeitos irão a Brasília e vão estar com o Ministro do Turismo deputado Pedro Novais e com deputados da Bancada do Maranhão. Confirmou o prefeito presidente do consocio Pe. Willame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário