segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Presos são levados para São Luis e lideres para presídios federais no Brasil


Trinta e nove presos foram transferidos, nesta sexta-feira (11), da delegacia Regional de Pinheiro para o município de Paço do Lumiar. A transferência foi acompanhada pelo secretário de Estado de Segurança, Aluisio Mendes, e pelo Superintendente de Polícia Civil do Interior, Jair de Paiva, além da delegada Regional, Laura Amélia, do representante do CNJ Luciano Losekann do Desembargador Froz Sobrinho e por uma comissão dos Direitos Humanos do CNJ, dos juizes Julho e Anderson Sobral da comarca de Pinheiro, de promotores e advogados. O secretário Aluisio Mendes disse que os trinta e nove presos ficarão recolhidos, no presídio de Paço do Lumiar onde funcionava a prisão feminina, até a conclusão da reforma na delegacia Regional de Pinheiro, prevista para 30 dias. Segundo o secretário, eles voltarão à delegacia de Pinheiro e ficarão até a construção de um presídio anunciado pelo governo do Estado e pela União, que começará em março e terá o prazo de 120 dias para a sua conclusão.
O secretário Aluisio anunciou também que além de José Ramiro Moreira, 18 anos, um dos líderes da rebelião em Pinheiro, será transferido para um presídio federal, provavelmente, eles serão levados para o presídio federal de Mossoró (RN), assim como os outros idealizadores do motim. São eles: José Raimundo pereira Filho julgo Dé, Mauro Anderson Ferreira Araújo – Galo Cego, Raimundo Miguel P. da Silva, Denes de Jesus Cunha dos Santos, Edson Soares Ramalho – Coelho, Mágno Anderson Viegas – Pará, Antônio Carlos Cutrim – Amarelinho e Nilton Carlos Brito o Juninho "Essa é uma política implantada desde o início da rebelião em Pedrinhas. Qualquer líder de rebelião com caráter violento será imediatamente transferido para um presídio federal. Disse o secretário.
Catorze presos, que estavam na delegacia de Pinheiro durante a rebelião, foram transferidos na tarde desta terça-feira (8). Eles foram levados para delegacias de Guimarães, Alcântara, Cururupu, santa Helena, São bento e Peri Mirim suas cidades de origem. Além dos 39 que foram para São Luis, dos 14 para as delegacias regionais, foram dois para São Bento, seis morreram e restam na delegacia de Pinheiro ainda 14, presos. A delegada Laura Amélia Barbosa elogiou o trabalho da Secretaria de Estado de Segurança e afirmou que continuará em Pinheiro. Durante a saída dos presos foram encontrados dois celulares e uma serra e muitos chuchus. A delegada Laura defendeu uma reforma ampla, segura e urgente para a delegacia Regional de Pinheiro.
Pedidos, apelos e revolta
Os pedidos mais enfáticos e duros foram feitos ao secretário, ao desembargador e ao representante do CNJ pelo advogado Antônio Carlos presidente da seccional da OAB de Pinheiro. Um apelo comovente foi feito ao secretário pela senhora Ana Amélia que teve um irmão viciado e com prisão provisória levado para São Luis, sem conhecimento da família e do advogado. Segundo ela ele não participou da rebelião e mesmo assim foi levado para São Luis. Ao deixar a delegacia para entrar sozinho em uma das viaturas rumo a São Luis, Ramiro o líder da rebelião, gritava e dizia que o acordo acertado com as autoridades não estava sendo cumprido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário