quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Roseana vence em uma eleição histórica no Maranhão


A governadora Roseana Sarney (PMDB) foi reeleita ontem, em uma das mais emocionantes eleições da história do Maranhão, impondo uma diferença de quase 2 mil votos sobre a soma dos votos dos adversários. Até o início desta madrugada, com 97,47% das urnas apuradas, ela tinha 50,8%, ou 1.458.546 votos; o candidato do PCdoB, Flávio Dino, ficou em segundo lugar, com 29,49% (858.926 votos); e o ex-governador Jackson Lago (PDT) obteve 19,53% - o equivalente a 568.755 votos, ocupando a terceira colocação. O grupo de Roseana também elegeu os dois senadores – Edison Lobão e João Alberto de Souza (ambos do PMDB) – e a maioria dos deputados federais e estaduais.
A totalização dos votos foi marcada pelo clima de tensão. Somente após 99% das urnas apuradas, Roseana teve a certeza da vitória. Desde o início ela se manteve na casa dos 47%, o que levou até os oposicionistas a comemorar o segundo turno. Jackson anunciou, logo no início da noite, o apoio a Flávio Dino no segundo turno. O comunista convocou a imprensa para uma coletiva, mas quando a vitória de Roseana já era irreversível ele informou, por meio da assessoria, que só se pronunciaria hoje. Quando a totalização atingiu os 80%, ela começou uma lenta progressão, que levou seus aliados a acreditarem na vitória em turno único.
Mas a certeza só veio faltando menos de 1% dos votos. Foi quando ela cravou 49,9% dos votos válidos. E foi subindo gradualmente, até superar a casa dos 50%, o que lhe garantiu a vitória.
Totalização - Mesmo já tendo superado os adversários, Roseana ainda teve que aguardar o resultado, uma vez que as urnas do município de Brejo de Areia ainda não haviam sido totalizadas até a meia noite, quando faltava apurar 16 urnas, ou 3.905 votos. Mesmo assim, alguns partidários da governadora organizaram pequenas carreatas pela cidade, que percorreram vários bairros de São Luís.
A governadora deve reunir a imprensa hoje para falar da vitória e montar as estratégias no estado para o segundo turno presidencial, entre a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) e o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB). O grupo da governadora pretende trabalhar dobrado para eleger a candidata do PT, inclusive com vindas ao Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário