quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Campos 5 da UFMA vai ganhar área de ensino e novos cursos


Uma parceria entre o governo do estado e a Universidade Federal do Mranhão, estão contemplando o município de Pinheiro com investimentos de mais de R$ 2,5 de reais na construção de prédios que atenderão e farão funcionar cursos presenciais em Pinheiro, uma luta antiga dos pinheirenses.
Os cursos nas áreas de Ciências exatas, da natureza e da formação em matemática, física, biologia e química. Nas áreas de ciências humanas funcionarão os cursos de Geografia, história, psicologia, letras e artes com aulas 100% presenciais que já começaram a funcionar em Pinheiro e trazendo professores doutores de todo Brasil e alunos da região e até de outros estados. A nova estrutura terá seis salas de aulas, 2 laboratórios, - um de eco-processamento e um outro de informática -. Terá um auditório teatro com capacidade para 170 pessoas, uma área de vivência, um ginásio poli esportivo coberto, praça de alimentação , almoxerifado e muitos equipamentos laboratoriais que ajudaram alunos, professores e funcionários. Além do beneficio que traz da educação, já garante um outro beneficio muito importante para todos; o trabalho e a permanência dos pinheirenses na sua terra. Disse o secretário Filuca Mendes que tem acompanhado de perto a construção da nova área do Campus 5 de Pinheiro. Para o diretor do Campos 5 de Pinheiro profesor Chicão, será uma nova etapa na vida acadêmica de Pinheiro e da região da baixada. Em pouco tempo, alem dos 380 alunos que serão atendidos, 35 novos professores doutores concursados serão convocados de todo Brasil e residirão em Pinheiro e ajudarão a mudar os modos e costumes dos pinheirenses e baixadeiros. Alem dos cursos de teatro e artes feitos à distancia, o curso de saúde da mulher Negra, que já está funcionando, no campos 5 implantado pelo Ministério da educação em Pinheiro, já ajudam na implementação de novas políticas para o Campos 5 da UFMA e para o futuro da região.
Oportunizar e ajudar jovens que não teriam condição de ir para São Luis é um dos muitos itens ressaltados pelos alunos que hoje já freqüentam os cursos da UFMA em Pinheiro. Alunos da região e até de outros estados do Brasil que já estudam em Pinheiro dizem das vantagens e dos novos desafios em participar desse processo de mudanças pelo qual passa Pinheiro com a implantação e funcionamento dos cursos da UFMA. Disse o deputado Victor Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário