quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Prefeitura manda realizar cirurgias de catarata e Pterígio em São Luís para 25 pacientes de Bequimão

Os 25 bequimãoenses que foram ontem (28) à capital maranhense para o “Mutirão da Catarata” tiveram atendimento exclusivo no Centro de Olhos São Luís. A Prefeitura de Bequimão, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu parceria com a clínica, dando mais comodidade aos pacientes que precisaram fazer cirurgia.
O prefeito, Zé Martins (PMDB), e secretário de Saúde, Bastico Moraes, mantem a parceria com o Centro de Olhos São Luís e com isso, mais 300 pacientes já foram atendidos. Para Bastico Moraes, é esse cuidado com as pessoas que está fazendo a diferença na saúde de Bequimão. “Estamos implantando as políticas de saúde que vêm do governo federal, mas dando o nosso toque. Nesse caso, por exemplo, com o apoio exclusivo da prefeitura, Zé Martins disponibilizou colírio, despesas com passagens e alimentação, dando condições para que o povo de Bequimão consiga ter acesso a essas políticas”, destacou o secretário, que acompanhou o grupo enquanto aconteciam as cirurgias.
Quem também esteve na clínica foi o prefeito Zé Martins. Após VISÃO NOVA
A cirurgia de catarata é considerada um procedimento simples, feita em mais ou menos 10 minutos. Uma espécie de lente natural do olho, chamada de cristalino, é removida e substituída por uma lente artificial, tecnicamente conhecida como lente intraocular. Depois da cirurgia, as pessoas que estavam com dificuldades de enxergar por causa da catarata recuperam a visão.
O trabalhador Gonçalo Ferreira Coelho, de 58 anos, morador do povoado Macajubal, já estava com dificuldades de fazer suas atividades do dia a dia. “As coisas se misturam muito na minha vista. Estou feliz agora e contando de chegar melhor e enxergar bem, pra fazer minhas atividades, eu já não conseguia enxergar mais nada. Gonçalo, fez cirurgia para retirada de Pterígio (Carne no olho). Esse programa ajuda muita gente, tudo é por conta do prefeito Zé Martins, a gente trás apenas o olho e mais nada”, comentou em tom de felicidade.
Os moradores da comunidade Santa Flor, Dinalva França Pereira, de 40 anos e Josemar Pereira Gonçalves, de 45 anos, também fizeram cirurgia para retirada de Pterígio, ambos do olho esquerdo. Josemar não mediu palavras para falar do mutirão. ”É uma coisa muito importante que o prefeito está conseguindo. Isso nunca tinha acontecido”, reconheceu o morador do povoado Santa Flor.

O grupo de pacientes foi acompanhado pela agente de saúde Maria Lúcia, além de familiares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário