quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Seir prove atividades nos municípios de Serrano do Maranhão e Bacuri

A equipe da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) realizou atividades de sensibilização e mobilização para implementação da política de promoção da Igualdade Racial nos municípios de Serrano do Maranhão e Bacuri, no período de 17 a 20 de setembro.
Participam a secretária-adjunta da Igualdade Racial, Benigna Almeida; a gestora de Comunidades Tradicionais, Alexandra Karina Lindoso; e os assessores Hesaú Rômulo Pinto e Marilton Avelar. Durante as visitas a equipe visitou sedes das prefeituras, secretarias de Assistência Social, Educação, Cultura, entre outras.
A secretária-adjunta, Benigna Almeida, falou do trabalho da Seir e apresentou o Projeto Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial que está sendo executado em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
Benigna Almeida ressaltou a importância da adesão dos municípios ao projeto. “Nós tivemos oportunidade de realizar esse momento inicial de sensibilização com os gestores municipais para que conheçam mais sobre a política de promoção da igualdade racial e assim desenvolvam ações concretas de enfrentamento ao racismo e às desigualdades sociais”. 
Serrano do Maranhão
A equipe visitou o município de Serrano do Maranhão nos dias 17 e 18 de setembro. No primeiro dia, além das visitas aos gestores municipais, foram realizadas visitas às comunidades quilombolas de Rosário, Mocal, Portinho, Cabanil, Vista Alegre, Águas Mortas, Boa Esperança II e Arapiranga, quando os quilombolas foram mobilizados para participar da reunião ampliada sobre a política da igualdade racial e da oficina com a temática “Identidade Étnico Racial para o fortalecimento do protagonismo”.
No dia 18 aconteceu a reunião ampliada com a presença da Chefe de Gabinete da Prefeitura, Ana Vilma Diniz, e ainda de secretários municipais, técnicos, agentes de saúde, professores, vereadores e lideranças comunitárias. Os participantes foram convidados a refletirem sobre o racismo e tiveram a oportunidade de discutir sobre a implementação da política de igualdade racial no município. À tarde, foi realizada reunião técnica com gestores das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social e Meio Ambiente e assessores, para discutir as ações que estão sendo realizadas com foco nos grupos étnico-raciais.
Após a discussão inicial, os participantes elaboraram algumas propostas de ação, entre elas, a identificação dos grupos étnico-raciais que existem no município, a formação de gestores, professores e lideranças comunitárias sobre temas relativos à política de igualdade racial e desenvolvimento de ações conjuntas entre as secretarias municipais, com base nos princípios da transversalidade e intersetorialidade.
“A política de igualdade racial é transversal, ela perpassa pelas demais políticas públicas para ser efetivada, daí a importância de executar ações em parceria com os demais órgãos municiais, além da gestão de Igualdade Racial, que na maioria dos casos está vinculada à Assistência Social”, explicou Benigna Almeida.
Também à tarde foi realizada oficina com a temática “Identidade Étnico Racial para o fortalecimento do protagonismo” envolvendo 35 lideranças quilombolas representando 13 comunidades da região.
Bacuri
Em Bacuri, o primeiro dia de trabalho foi dedicado à sensibilização e mobilização dos gestores municipais. No período da manhã foram realizadas visitas à prefeitura e em seguida às secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Agricultura e Pesca, Cultura Turismo e Juventude e à Câmara dos Vereadores, para convidar os gestores para participar da reunião ampliada sobre a política de promoção da igualdade racial.
À tarde, foi realizada reunião técnica com gestores municipais, técnicos e vereadores, dando ênfase ao assessoramento do planejamento de ações voltadas para os grupos étnico-raciais do município.
Finalizando a programação em Bacuri, foi realizada no dia 20, a reunião ampliada com a participação de secretários, técnicos, professores, vereadores, conselheiros, comunicadores e lideranças comunitárias.
Na oportunidade foi apresentado o Projeto de Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial e realizada reflexão sobre a política de igualdade racial no município. Paralelamente, foram realizadas visitas às comunidades quilombolas Santa Rosa, Ponta Seca e Vila Nova, onde os assessores Hesaú Rômulo Pinto e Marilton Avelar realizaram a oficina “Identidade Étnico Racial para o fortalecimento do protagonismo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário