sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MORREU FRANCISCO JOSE DE CASTRO GOMES O “SEU CHIQUINHO DO JORNAL DE PINHEIRO”


Faleceu nas primeiras horas de hoje dia 26 de agosto de 2011, o Sr. Francisco José de Castro Gomes, carinhosamente chamado de Seu Chiquinho de Jeco. Aos 92 anos, seu Chiquinho deixa a sua esposa Maria Fausta Gomes Carvalho, a filha Elizabeth Carvalho Gomes Nogueira e três netos. Seu Chiquinho era funcionário aposentado do IBGE, foi juiz de paz em Pinheiro durante mais de 50 anos, foi um dos maiores desportistas da nossa terra, fundador de equipes importantes do desporte de Pinheiro. Foi vereador,vice prefeito e prefeito substituto de Pinheiro. Herdeiro de uma das obras mais importantes já idealizadas em nossa terra pelo seu sogro o então desembargador Elizabetho Barbosa de Carvalho, que deixou e o encarregou de continuar o legado do mais importante e antigo jornal em circulação do Maranhão o “Jornal Cidade de Pinheiro”. Membro da Academia Pinheirense de Letras Artes e Ciência APLAC ocupava a cadeira de numero 09 e tinha como patrono Elizabetho Carvalho, escreveu muitos livros e sempre falando sobre a história de Pinheiro que ele pesquisava e conhecia como ninguém. Deixa em seus livros, registros que não se teria, se ele não tivesse deixado escrito. Seu Chiquinho era considerado por muitos, principalmente pela classe estudantil da nossa terra que não saiam da sua casa, como a “Enciclopedia Viva” de Pinheiro, pois era nele que a maioria dos estudantes pesquisava e ficava sabendo, sobre a história da nossa terra e da nossa gente. Seu Chiquinho dedicou parte da sua vida ao jornalismo, no que ele considerava importante para Pinheiro, pois, era o TEIMOSÂO, como ele chamava – pela sua bravura em permanecer vivo a pesar das dificuldades - o único registro da história da nossa terra e da gente da região. Seu Chiquinho, com seu conhecido jeito tranqüilo e seus cabelos brancos inigualáveis vai deixar saudades e uma parte da história órfão.

3 comentários:

  1. O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...
    Mário Quintana

    É lamentavel essa perda a sociedade de Pinheiro, e a nós que somos Pinheirenses e convivemos com seu chiquinho, uma pessoa de imenso exemplo ao povo de Pinheiro e aos seus familiares, seria bom que essas pessoas que representam hoje Pinheiro, não esquecesse da Historia de Pinheiro, eu lamento as pessoas que não conhecem a Historia, que somos frutos da Historia das pessoas que se foram quase esquecidas para essa sociedade de Pinheiro que Sr, Francisco José de Castro Gomes é uma memoria inesquecivel com 92 anos bem vividos.A Historia????????????

    História é tudo o que está relacionado ás presença, ás atividades, as maneiras de ser das pessoas.
    Também é dado outro sentido: História, ciência que estuda a vida humana através do tempo. O estudo da história pode servir a diferentes finalidades, que variam conforme o ponto de vista.
    Historiador é a pessoa que interpreta os fatos históricos ou experiências humanas com ajuda dos registros deixados de um povo.
    Em história há tempos de curta,média e longa duração. Curta duração é aquele que passa imediatamente. Média duração é um fato no nosso tempo. E loga duração é aquele que ocorreu há muito tempo atrás, como a ´Pré Hitória´. Sr Chiquinho como chamavamos têm Historia e um grande Historiador,com sua experiencia e escritos ele falava a Historia.

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto Paulinho, bem redigido, na verdade a historia de Pinheiro a partir de agora vai ser contada um outro capitulo, acredito que ainda possa ter alguém com a igual competência do seu Chiquinho para dar continuidade, pois esse novo capitulo incluirar uma das pessoas mais importante da nossa sociedade pinheirense e conhecedor da nossa historia como ninguém, o nosso agora saudoso Chinho de Jeco.Que Deus conforte seu familiares e o coloque em um bom lugar.

    ResponderExcluir
  3. testemunho sobre Maria da Natividade Costa, natural de Pinheiro, por muitos anos profesora na escola paroquial, trabalhou para a Igreja e con idosos e doentes, faleceu 25.8

    http://www.piccolorifugio.org/lista-news/2011/agosto/maria-da-natividade-costa-e-sua-essencia-humana.aspx

    ResponderExcluir