segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cooperativa de criadores de Ovinos e Caprinos se reúnem em Central



Mudar a realidade de um das regiões mais pobres do Maranhão tem sido a luta solitária de muitos, em Central do Maranhão uma cooperativa de criadores de ovinos e caprinos tenta mudar essa difícil e triste realidade. Mas, será que a nossa região tem mesmo potencial para reverter esse quadro. No campo já se começa a ver um quadro completamente diferente onde poucos acreditavam que pudesse dar certo. O encontro dos criadores onde é mostrado que com técnicas e um pouco de esforço é possível se agregar valores e ter um rendimento que para muitos parece até impossível de se conseguir. Estamos falando do corte que pode aumentar em até 50% o valor do produto, do produtor ao consumidor.

Chega a ser impressionante, mas, o que é que falta pra se mudar essa realidade?S seria a descrença dos criadores, senão vejamos o exemplo do que ta sendo feito na fazenda do criador Teotônio, sofisticação e altos custos? Não! simplicidade essa é a palavra. No encontro dos associados ficou-se sabendo que a nossa região tem o maior rebanho de ovinos e caprinos do Maranhão segundo o IBGE. E o que seria também importante fazer para melhorar ainda mais o rebanho e mudar essa realidade?. O Pasto é um desses fatores e o zootecnista Antonio Carlos consultor do SEBRE mostrou o que é possível fazer para que essas mudanças sejam vistas.

E se isso tudo acontecesse se mudaria a realidade ou as pessoas precisam acreditar que são capazes. Em Santa Helena o criador Daniel confirma que já implantou em sua fazenda, métodos que buscam a qualidade e principalmente o lucro. Quebrar paradigmas parece ser uma das questões mais importantes nesse processo todo. Isso evitará atrasos e contribuirá no ganho do criador. Diante de tudo isso que foi apresentado, o que mais seria necessário e o que faltaria para que a carne pudesse ser exportada e o ganho aumentasse para o criador? A resposta esta num frigorífico que será inaugurado em Guimarães no próximo dia três. Para o criador Teotônio Ramalho com essa certificação muita coisa mudará na região e para o prefeito Irã que acompanhou o encontro, Central, junto com os outros nove municípios que compõem o Consorcio da região, darão total apoio nessas mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário