quinta-feira, 18 de agosto de 2011

José Inácio é novo superintendente do Incra no MA


O Diário Oficial da União desta quinta-feira dia 18 de agosto de 2011 trouxe o ato de nomeação do petista José Inácio Rodrigues como novo superintendente do Incra no Maranhão. Ele vai substituir o superintendente interino Luiz Alfredo Soares. A posse acontece segunda-feira pela manhã no gabinete do presidente do Incra, Celso Lacerda, em Brasília. Até o fim do mês deve acontecer um evento político, em São Luís, para marcar ascensão dele ao cargo com a participação do próprio Lacerda e do ministro Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) .

Petista José Inácio vai para o Incra

O Incra vinha sendo alvo de uma intensa briga política e de denúncias de corrupção. Após vários ataques por parte do deputado federal Domingos Dutra (PT), o presidente do PT no Maranhão, Raimundo Monteiro, foi demitido do cargo em 2009.

No lugar dele assumiu o ex-deputado Benedito Terceiro, ligado ao senador Epitácio Cafeteira (PTB). Terceiro e o próprio Monteiro foram alvos em março da Operação Donatários, da Polícia Federal, que apontou desvios de recursos de convênios para assentamentos no órgão.

Luiz Alfredo assumiu interinamente na ocasião. Começava uma intensa briga pelo controle do órgão. Além dele, que queria se manter no cargo, o advogado Antonio Pedrosa também vinha disputando a vaga com apoio de Dutra.

Os dois, porém, caíram em desgraça quando se juntaram ao deputado federal e quilombolas e promoveram uma série de protestos contra o governo durante a visita das ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos), Luiza Bairros (Igualdade Racial), Márcia

Quadrado (Desenvolvimento Agrário, em exercício) e o presidente nacional do Incra, Celso Lisboa de Lacerda ao Maranhão, em junho. Por conta do episódio, a governadora Roseana Sarney (PMDB) deu uma bronca nos representantes do governo federal durante reunião no Palácio dos Leões (reveja).

Com Pedrosa fora da disputa, Luiz Alfredo se uniu a Dutra na tentativa de se tornar efetivo. O deputado petista chegou a grantir a vários aliados que se seu apadrinhado não emplacasse no cargo, o atual dirigente do órgão permaneceria no posto.

Nomeação de José Inácio foi assinada ontem e publicada no Diário da União desta quinta

Histórico

Ex-delegado do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), José Inácio, 37 anos, é ligado ao vice-governador Washington Luiz Oliveira. Durante todo o processo de escolha, ele recebeu apoio de entidades ligadas à questão da terra e movimentos sociais.

Advogado, o novo superintendente do Incra no Maranhão atuo na ONG Justiça Global junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (OEA) tendo como destaque os processos de deslocamentos compulsórios das famílias quilombolas de Alcântara e o caso dos meninos emasculados.

Ele atuou como advogado na Fetaema, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, CPT (Comissão Pastoral da Terra) e CCN (Cento de Cultura Negra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário