quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Aluna e professora de Pinheiro participam de Olimpíada em Brasília e trazem o vice campeonato


A aluna Mayara Martins Pereira da 3ª série do Ensino Médio e a Professora da Língua Portuguesa Rosa Maria Sarges Lima ( aluna e Professora do Dom Ungarelli – rede estadual- Pinheiro/MA), participaram da final da Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria Artigo de Opinião, com o tema: O lugar onde vivo; e o trabalho - Festas: Diversão versus indignação. O trabalho mostrou a preocupação da aluna com o número excessivo de festas na cidade de Pinheiro deixando assim a juventude exposta a todo tipo de riscos como drogas e prostituição, ainda enfatizando que as festas não são as únicas formas de diversão e entretenimento para a juventude muito pelo contrário. De forma bastante coerente e inteligente, Mayara demonstrou que existi uma luz muito forte no fundo do túnel, sendo necessário uma parceria mais coesa entre escola, família e sociedade. “ Penso que todos têm direito de procurar locais para divertirem-se ou promoverem suas festas, contudo, a realização exacerbada traz inúmeros transtornos à população, um deles é o incentivo ao consumo de bebidas alcoólicas, mal que atinge muitas famílias.” Segundo Mayara, tudo começou com o trabalho nas oficinas propostas pelo projeto da Olimpíada. Dentro dessas oficinas foi possível a realização de um debate, para despertar as idéias acerca do trabalho infantil. Eram posicionamentos contra e outros a favor. Tudo isso para estimular em nós, alunos, a capacidade de raciocínio.
Logo após esse trabalho iniciamos os nossos textos, o tema geral era “O lugar onde vivo”, dentro disso, iríamos pesquisar um problema que ocorre em nossa cidade, com gancho no geral, e que divide opiniões. Escolhi falar sobre o excesso de festas, e os problemas que são desencadeados por suas realizações, dentre eles exponho a criminalidade (assaltos, roubos, uso e venda de drogas), além do apego dos jovens a esse tipo de diversão, e o desapego dos mesmos aos estudos. Perguntei a alguns populares as suas opiniões, o que resultou em posicionamentos favoráveis e desfavoráveis a essa temática. Todas essas informações deveriam ser colocadas com argumentos convincentes independentemente de serem a favor ou contra, o texto deveria dividir realmente a opinião dos leitores, contando assim com o meu posicionamento e possíveis soluções.
Feito o texto, o mesmo passou pelas comissões escolar, municipal, estadual, e regional. Totalizaram-se 4 milhões de inscrições na Olimpíada de Língua Portuguesa, contando todas as modalidades. Foram escolhidos 125 ( em cada modalidade) textos para a fase Regional (Semi Final), realizada em São Paulo. Ganhamos a medalha de bronze. Lá, participamos de outras oficinas nas quais pudemos trabalhar um pouco mais sobre o artigo de opinião, assim como escrever outro texto (não para concorrer), e fizemos algumas correções nos nossos que estavam concorrendo. Participamos de um programa chamada PONTO DE VISTA que foi transmitido ao vivo pela Internet e pela TV Futura. Visitamos o Museu do Futebol, o Estádio do Pacaembu, andamos pela Avenida Paulista e fomos até a Livraria Cultura. No dia 18, à noite, no Teatro Paulo Autran ocorreu a cerimônia de divulgação dos classificados para a fase Nacional (Final), realizada em Brasília. Entre os 38 eu fui selecionada. Ganhamos a medalha de prata.
Já em Brasília estavam todos os 38 classificados de cada categoria. Fizemos um passeio pela cidade.Visitamos a praça dos Três Poderes, o Palácio da Alvorada, a Catedral de Brasília entre outros locais. À tarde houve a culminância de toda a Olimpíada, com um evento que contou como apresentadores a Rosi Campos e o Cássio Scapin, além da presença ilustre do Presidente Lula e do Ministro da Educação Fernando Hadad. Música ao vivo, com Adriana Calcanhoto. Nesta cerimônia foram divulgados os 5 grandes finalistas de cada modalidade.
A emoção de estar ali, sendo homenageada foi tamanha, pois nos dá a sensação de dever cumprido, de vitória, de merecimento e de reconhecimento do esforço, tanto meu, quanto da professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário