quarta-feira, 19 de maio de 2010

Falta de carros dificulta colocação de Fumacê nos Bairros de Pinheiro


O único carro que servia para fazer o FUMACÊ, que coloca o remédio contra o mosquito da dengue está quebrado. Por falta de carro, esse serviço não vem sendo feito na cidade de Pinheiro. Os agentes da Funasa também denunciam que em vários bairros da cidade, já há sinais da presença do mosquito da dengue. A preocupação é pelo crescimento do numero de casos e provável epidemia em Pinheiro.
A responsabilidade pela manutenção do carro é da prefeitura. Confirmam. Sem o Fumacê, o numero de casos de Dengue em Pinheiro deve ser grande. Com a colocação do veneno tem o mosquito, imagine sem a colocação desse veneno nos bairros da nossa cidade. O problema maior é com relação a importação das lavas e dos mosquitos, que são trasidos para Pinheiro. Não estar havendo um trabalho de combate a Dengue como era feito. Dizem os agentes.
A Dengue é uma doença infecciosa (é uma virose). Tem como etiologia (causa) qualquer uma das quatro variedades (sorotipos), do vírus da dengue. Os sorotipos (variedades) são identificadas pelas siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Trata-se de um arbovírus (vírus da família do vírus da febre amarela) que só pode ser transmitido ao homem por um vetor (transmissor) um artrópodo hematófago (animal que tem os membros articulados e alimenta-se com sangue - o mosquito Aedes aegypti). Não há transmissão homem-homem, sem a ação do vetor.
Cada um dos virus pode causar enfermidade grave e mortal. Cada sorotipo proporciona imunidade (defesa organizada) específica para toda a vida. A imunidade cruzada (de um para o outro sorotipo) é de curta duração (meses), como são quatro variedades, uma pessoa pode ter dengue quatro vezes. Dentro de um mesmo sorotipo parece existir capacidade variável de disseminar uma epidemia com diferentes níveis de gravidade.
Dicas
- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue;
- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos;
- Limpe calhas e lajes das casas;
- Lave bebedouros de aves e animais com escova ou bucha e troque a água pelo menos uma vez por semana;
- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado;
- Fure latas e pneus;
- Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que acumula água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário