segunda-feira, 13 de julho de 2009

Max Barros inspeciona obras de recuperação da MA-006

O secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, inspecionou pessoalmente os serviços de recuperação da MA-006 nesta sexta-feira (10). O trecho em obras vai desde o entroncamento da rodovia estadual com a BR-222 até a cidade de Grajaú, e tem vários pontos na iminência de corte. O prefeito de Grajaú, Mercial Arruda (DEM), e os deputados estaduais Chico Gomes (DEM) e Tatá Milhomem (DEM) acompanharam o secretário.

As obras fazem parte do programa emergencial de recuperação das estradas maranhenses. Desde a semana passada, empresas contratadas pela Sinfra estão trabalhando no interior para dar condições de tráfego às rodovias mais afetadas pelas chuvas.
Os serviços nos trechos que compreendem a MA-006, entroncamento com a MA-106, entre Pinheiro/Santa Helena e Cururupu; e a MA-303, entre Cururupu e Serrano, ambos na Baixada Maranhense, foram iniciados no último dia 3.

Em Grajaú, Max Barros ressaltou que já havia reivindicações constantes da população local por medidas que garantissem o tráfego seguro de veículos nos 216 km de extensão da MA-006. "Viemos inspecionar as obras que já começaram e eram uma reivindicação constante do prefeito em nome da população de Grajaú", disse.

Ele ressaltou a importância da estrada para o escoamento da produção local e a relevância do trecho para a economia de todo o estado. "A MA-006 é uma estrada arterial, que passa por todo o Maranhão, e, em vários pontos entre as BRs 222 e 226, já ameaçava se cortar, por isso, por determinação da governadora Roseana Sarney, este foi um dos primeiros pontos onde as obras começaram", completou.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Chico Gomes, lembrou que já fez vários pronunciamentos sobre a situação da estrada. "Eu já falei muito sobre isso na Assembleia, mas nunca fui ouvido pelos governos anteriores. Essa estrada está em estado precário e é uma pena que esses governos não tenham tido sensibilidade para recuperá-la antes de ela chegar ao ponto em que se encontra hoje", declarou.

Para o deputado Carlos Alberto Milhomen, a garantia de tráfego na MA-006 resultará em incremento do desenvolvimento da região. Ele apontou o tempo que a estrada ficou sem passar por intervenções significativas como principal responsável pela deterioração do trecho.

"O desenvolvimento do Maranhão sempre passou pelas estradas e aqui não poderia ser diferente. Essa estrada foi construída há muitos anos e nunca foi conservada, nem recuperada, porque os governos anteriores nunca deram importância aos cidadãos, principalmente a nós, sertanejos", reiterou o deputado, que é de Barra do Corda.

O prefeito Mercial Arruda agradeceu a presença das autoridades. Segundo ele, a visita do secretário e de deputados "corresponde aos anseios do povo de Grajaú". "É muito importante a presença de todas as autoridades aqui, porque assim podem ver pessoalmente as verdadeiras necessidades e transformar em realidade os anseios da população. E essa estrada era um desses anseios, porque ela é vital para o desenvolvimento da região", declarou Arruda.

Estrada é importante para escoamento da produção do polo gesseiro

Grajaú é, hoje, o segundo maior polo gesseiro do país, perdendo em produção apenas para Araripina, em Pernambuco. No total, existem atualmente 65 fábricas trabalhando com gesso na cidade. E o crescimento foi rápido: a primeira empresa do ramo só começou a funcionar há cerca de cinco anos. Mesmo assim, a produção local já é responsável por 15% de todo o gesso fabricado no Brasil.

Apesar do franco desenvolvimento, os empresários do ramo admitem que se houvesse mais cuidados com as estradas maranhenses, o escoamento da produção seria facilitado e o desenvolvimento do setor ainda mais rápido.

De acordo com o presidente do Sindicato do Gesso (SINDUGESSO), Carlos Araújo, a indústria é extremamente dependente da MA-006 e perdeu dinheiro por causa das péssimas condições da estrada. "Dependemos da MA-006 como dependemos da 226, porque são elas que fazem o fluxo do nosso gesso", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário