Com a aproximação do fim do ano, começam as férias escolares e o período de recesso de muitas famílias, que aproveitam para descansar e passar mais tempo em casa. Essa mudança na rotina doméstica - somada às tradicionais decorações da época, como luzes e pisca-piscas para o Natal e Réveillon - podem elevar o consumo de energia elétrica. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça a importância de redobrar os cuidados para que os dias de descanso não impactem na conta de luz e ela caiba no orçamento familiar.
Com a permanência das crianças em casa durante as férias, o uso de televisores, videogames, tablets e smartphones aumenta significativamente. "É importante que os pais e responsáveis estabeleçam limites de horários para a utilização desses aparelhos, além de incentivar a prática de atividades ao ar livre. Substituir o uso constante de aparelhos eletrônicos por leitura de livros, jogos e brincadeiras educativas, também pode ajudar muito. Pequenas atitudes fazem grande diferença quando se fala em economia de energia", destacou Rainilton Andrade, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão.
*Bandeira Tarifária Amarela em Dezembro*
Mesmo com a mudança da bandeira tarifária em dezembro, que passou de vermelha para amarela, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Equatorial Maranhão reforça a importância do uso consciente da energia elétrica durante o período de lazer e descanso. Para ajudar as famílias a economizar, a Distribuidora preparou algumas dicas para evitar o desperdício de energia nessa época tão aguardada. Confira!
Dicas para economizar energia com as crianças em casa durante as férias escolares:
• Estabeleça horários de uso de eletrônicos, como videogame, TV e celular. Combine um período específico do dia para esses aparelhos e, fora desse horário, incentive brincadeiras sem tela. Isso cria rotina e reduz bastante o tempo com equipamentos ligados.
• Ofereça alternativas de brincadeiras que não dependam de energia, como caça ao tesouro, jogos de papel, desenho, leitura, atividades manuais ou brincadeiras ao ar livre. Quanto mais diversão offline, menor o consumo de energia.
• Aproveite ao máximo a luz natural, mantendo janelas e cortinas abertas. Sempre que possível, realize as atividades das crianças em áreas bem iluminadas para evitar acender luzes durante o dia.
• Ensine o hábito de desligar luzes e aparelhos ao sair dos cômodos. Se ninguém estiver assistindo TV, desligue. Isso pode virar um jogo em família: quem lembrar mais vezes ganha pontos.
• Caso as brincadeiras envolvam água, utilize bacias em vez de mangueira e reaproveite a água depois para lavar áreas externas ou regar plantas. Assim, a diversão não se transforma em gasto excessivo.
*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Nenhum comentário:
Postar um comentário