terça-feira, 30 de maio de 2017

Ponte do Balandro está pronta para ser inaugurada em Bequimão


A construção da Ponte do Balandro, uma das principais reivindicações do povo bequimãoense em relação à infraestrutura do município, já foi concluída. Para a obra, o Governo do Estado destinou R$ 2.965.364,00. A contrapartida da Prefeitura Municipal de Bequimão era fazer o aterramento das cabeças da ponte, trabalho que será finalizado ainda nesta semana.
Dezenas de caçambadas de piçarra também estão sendo colocadas para recuperar a estrada que dá acesso ao bairro do Balandro e aos povoados vizinhos. Com a construção da ponte sobre o Rio Itapetininga, serão beneficiadas, diretamente, milhares de pessoas do bairro que dá nome à ponte e dos povoados Santa Vitória, Barroso, Floresta, Santana, Centrinho de Santana, Juraraitá, Beirada, Cai-Cai, Iribuí, Itaputíua, Calhau, Ponta do Soares, Carrapicho e Sassuí, além de encurtar a distância para quem mora na região de Jacioca.
A lavradora Benedita Amorim Costa, de 37 anos, moradora da Comunidade Guaribal, região de Jacioca, utilizou a nova ponte e já percebeu as vantagens do trajeto mais curto. “Nem sempre temos dinheiro para pagar passagem de carro. Agora dá pra fazer esse caminho até de bicicleta. A gente entra no Barroso e atalha bastante. Até os donos de carros de passageiros vão passar a andar por aqui, tenho certeza”, disse, satisfeita.
A nova Ponte do Balandro mede 72 metros de comprimento e 12 metros de largura, com duas pistas para veículos e uma passarela de cada lado para pedestres. O ponto tem recebido a visita de muita gente, que busca registrar em fotografias a realização desse antigo sonho do município.
“Foram muitos esforços somados para que essa obra saísse. No começo da minha primeira administração, consegui junto ao então governo Roseana Sarney a retomada da obra. O financiamento foi viabilizado junto ao BNDES e a licitação aconteceu em 2014. No início de 2016, tive uma audiência com a secretária estadual das Cidades, Flávia Alexandrina, para solicitar o reinício das obras, que haviam sido interrompidas no final do ano anterior. Agora, o Governo do Estado finalizou o trabalho e quem mais ganha com isso é o povo de Bequimão”, ressaltou o prefeito Zé Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário