segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Delinquentes tocam fogo nos campos e enchem de Fumaça a cidade de Pinheiro, prejudicando o meio ambiente e a saúde humana


Na tarde desta (sexta-feira, 16), uma densa cortina de fumaça negra, proveniente de uma queimada criminosa nos campos de Pinheiro, nas imediações do igarapé do Bate-Papo, próximo a Faveira, invadiu a cidade.
É bastante comum nesta época do ano o registro de ocorrências criminosas de queimadas nos campos do município. Pessoas tocam fogo na vegetação seca que é propagado, sobretudo, com a ajuda dos fatores climáticos (ventos e calor).
Fazer uma queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.
Moradores ribeirinho denunciam que são os pequenos criadores de gado os responsáveis  pelas queimadas. “Geralmente eles queimam a vegetação seca para que o capim volte a nascer” disse um ribeirinho.
A poluição do ar em decorrência dessas  queimadas urbanas é o principal agravante para os problemas respiratórios. Os mais afetados são os idosos, que apresentam imunidade reduzida e as crianças que ainda estão em fase de formação, explica a estudante de biomedicina, Camila Froz Soares. Ela lembra que as mudanças bruscas de temperatura atingem mais estas duas faixas etárias.
“Crises de asma e pneumonias geralmente lideram os casos no setor de pediatria dos hospitais da cidade. Manter a higiene nos ambientes também é importante para a prevenção às doenças. "A limpeza dos alimentos e do ambiente em que se vive é importante para evitar a contaminação e a proliferação das viroses. “A circulação de ar puro é fundamental, bem como a ingestão de muito líquido”, finaliza a estudante de biomedicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário