quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Campos naturais da baixada maranhense continuam sendo cercados

Campos da baixada, continuam sendo cercados
O assunto tem sido destaque nos programas de radio da capital e da região, com mais destaque no programa Acorda Maranhão, da Mirante-AM, apresentado pelo baixadeiro Andre Martins, mais uma vez os Campos Naturais da baixada maranhense foram destaque. Moradores de vários municípios daquela região, ligaram para o programa, e reclamaram da triste situação que os caboclos da baixada maranhense estão passando.
Búfalos, criados soltos nos campos da baixada
O direito constitucional, de ir e vir, dos caboclos está sendo cerceados, isso porque, em quase todos os municípios da baixada, os campos estão sendo cercados, e em alguns casos até com cercas elétricas, e o que é pior, nesses municípios os prefeitos, vereadores e os promotores públicos, além de permitir a criação de búfalos, que destroem totalmente aquela região e sua beleza, também permitem que eles sejam cercadas sem nenhuma providencia para impedir.
Os campos são públicos, só que alguns espertalhões empresários e pessoas geralmente ligadas à políticos, e até magistrados, se apossam das terras e dos campos, e ai vão tomando conta. O secretários de meio ambiente, Victor Mendes, que é deputado, filho da baixada tome uma providencia e der um basta nessas invasões, é o que se espera agora; senão  que a população da baixada der o troco aos políticos, e só vote, em vereadores, prefeitos e deputados que se comprometam com a libertação dos campos. Somente assim com atitudes contra esses abusos, os caboclos baixadeiros, possam continuar suas vidas como secularmente vem fazendo, pescando, criando seus porcos e podendo, ir e vir, afinal, os campos são públicos e precisam ser libertados. Portanto, os maranhenses dos municípios: Bequimão, Perí-Mirm, Pinheiro, São Bento, São João Batista, São Vicente de Ferrer, Bacurituba, Santa Helena, Palmenrândia, Ararí, Cajarí, Anajatuba, Vitória do Mearím e Viana. E Claro, todos os moradores da baixada, querem ver os verdes campos daquela linda região livre do latifúndio e aproveitadores.
Blog de André Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário