segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Dep. Victor destaca ações do governo na Baixada


As ações desenvolvidas pelo governo do Estado na Baixada Maranhense foram destacadas pelo deputado Victor Mendes (PV), em discurso na sessão do dia 23 de novembro. Ele listou investimentos na geração de emprego e renda, no sistema público de saúde e em infraestrutura para ratificar que o Maranhão voltou a caminhar rumo ao desenvolvimento sob o comando da governadora Roseana Sarney.
“A governadora enviou à cidade de Pinheiro dois secretários estaduais para anunciar ações do governo no município. O primeiro a nos visitar foi o secretário do Trabalho José Antônio Heluy, que foi lançar o Programa Primeiro Emprego, iniciativa tão importante que atraiu 600 jovens para o cadastramento”, informou o deputado, também destacando a receptividade do empresariado pinheirense ao Programa.
Ressaltando que 70 jovens participarão do programa em Pinheiro, Victor Mendes acrescentou que o secretário reuniu jovens e empresários pinheirenses para explicar a concepção do Primeiro Emprego, que abrangerá 17 municípios do Maranhão com cerca de três mil vagas de empregos.
“É um programa de competência do governo estadual que visa oferecer aos jovens a chance de adentrar no mercado de trabalho. Muitos são excluídos quando terminam o ensino médio, em especial no interior do estado, principalmente por não ter a chamada experiência de trabalho. Essa é uma grande ação do governo do Estado”, informou o parlamentar, dizendo que 30 empresários acompanharam a palestra do secretário.
Também o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, esteve em Pinheiro no fim de semana, onde percorreu todos os hospitais e postos de saúde, em companhia do deputado e de quatro secretários adjuntos. “Começamos ali a segunda etapa de maturação do processo da implantação da macrorregião da Baixada Maranhense que será em Pinheiro. O município terá os mesmos serviços que Caxias, Imperatriz e alguns de São Luís, o que desafogará o congestionamento de pessoas nas filas dos Socorrões na capital”, declarou Victor Mendes.
Segundo ele, Ricardo Murad já garantiu também a instalação, a curto prazo, de uma UTI no hospital de Pinheiro, e a médio prazo a concepção de um hospital de 150 leitos que será construído a partir a aprovação do processo da macrorregião da Baixada. “Com isso, Cururupu assumirá como pólo de microrregião de saúde e atenderá a todos os municípios do litoral”, acrescentou.
Pela chegada da empresa Engesa ao município, que venceu a licitação para a construção do primeiro trecho da estrada que liga Pinheiro a Pedro do Rosário. “Esse primeiro lote compreende cerca de 30 quilômetros de asfalto do povoado Paraíso à sede de Pinheiro, uma obra de R$ 12 milhões. É um sonho para aquela população e por isso agradecemos à governadora e ao secretário de Infraestrutura, Max Barros”, enfatizou ele, dizendo que a obra levará desenvolvimento à Baixada Maranhense.
Victor Mendes também destacou as obras de construção do Instituto Federal de Ensino Tecnológico (Ifma), conseguidas pela então senadora Roseana Sarney, que vai revolucionar a educação técnica, fundamental e também de nível superior em Pinheiro. A instituição atenderá 1.200 alunos, 400 no turno matutino, 400 vespertino e 400 no noturno, a partir do próximo ano.
“É um choque de gestão positiva que a governadora faz. São quatro ações que irão ajudar uma população que sofre há décadas e décadas. A gente começa a ver uma máquina pública engrenada, trabalhando não só naquela região, mas em todo o Maranhão em apenas sete meses. Estamos vendo, não somente no discurso, mas na prática, que realmente o Maranhão voltou ao trabalho”, finalizou

Nenhum comentário:

Postar um comentário