sábado, 2 de novembro de 2019

Presidente do TJMA, Pará Figueiredo e membros do Fórum da Baixada discutem projetos para a região

O deputado estadual Pará Figueiredo e os membros da diretoria do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, formada por João Martins (presidente), Luís Figueiredo, Flávio Braga, Expedito Moraes, Ana Creusa Martins e Antonio Valente reuniram-se nesta sexta-feira com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joaquim Figueiredo.
Diretores e deputado reunidos com membros do Fórum da Baixada
Entidade da sociedade civil organizada, o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense está estabelecendo um canal de interlocução com as diversas esferas do Poder Público para discussão, reivindicação e superação das necessidades históricas da microrregião, com vistas a construção dos diques da baixada, anseio antigo dos habitantes da região.
Os membros da diretoria do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense agradeceram a gentileza e a sensibilidade do desembargador Joaquim Figueiredo em relação ao projeto Diques da Baixada Maranhense e disseram que o apoio e o encadeamento das instituições tornará possível a sua concretização.
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, como filho da querida São João Batista, afirmou que,  juntamente com o deputado Pará Figueiredo, dará todo o apoio para a construção dos diques da Baixada Maranhense. O projeto prevê a construção de 72 quilômetros de diques de dois metros de altura cada um abrangendo os municípios de Viana, Matinha, São João Batista, São Vicente Ferrer, Cajapió, São Bento e Bacurituba.
A obra de infraestrutura está sob a responsabilidade da Codevasf, que fará uma regulação das águas, impedindo que a salinização nos campos da baixada, em prejuízo dos ribeirinhos, pescadores, agricultores e famílias que se sustentam com as riquezas dos campos da baixada.
O Fórum em Defesa da Baixada Maranhense tem como prioridades a construção dos diques da Baixada, construção das vicinais de campo para represar água em fundos de enseadas, reconstrução da barragem da Maria Rita (beneficiando os municípios de São Bento, Palmeirândia, Peri Mirim e Bequimão) e construção da ponte sobre o rio Pericumã ligando Bequimão ao Litoral Ocidental do Estado.
Incluem-se também entre as prioridades a pavimentação da Estrada do Peixe (povoado Itans a Matinha), recuperação da barragem do Rio Pericumã em Pinheiro, pavimentação da estrada de Pedro do Rosário a Zé Doca, pavimentação da estrada de Bacurituba a Cajapió, construção da barragem do rio Maracu em Cajari, implantação do polo turístico da Região dos Lagos, implantação do campus da UEMA em São Bento, pavimentação da estrada de São João Batista ao Porto da Raposa, reconstrução da barragem do Félix entre Bequimão e Peri Mirim.
Estão elencadas ainda como prioridade a pavimentação da estrada do povoado Santeiro a Pedro do Rosário, remoção das cercas dos campos da Baixada, sobretudo as eletrificadas, regularização, por meio de licitação e concessão, do serviço de ferry boat, recuperação definitiva da MA 014 (Vitória do Mearim a Pinheiro), instalação de antenas de telefonia móvel no Porto de Cujupe, construção da estrada São João Batista-Anajatuba, recuperação das pontes entre São Bento e Bacurituba, disciplinamento da criação de búfalos nos campos da Baixada e construção da estrada de São João Batista a Cajapió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário