domingo, 17 de novembro de 2019

Missa campal-Pe_ Lourenço

Missa campal-Pe_ Lourenço
Foi magnífica a festa de abertura dos 60 anos, que os são-bentuenses (Gabriel, Joelson, Daniel, Antonio, Fernando, Wellington, Raimundinho, Elvis, Rosângela, Eusélia e comunidades cristãs) prepararam para os padres piamartinos, na localidade Galileia, no município de São Bento, ontem, 23/12/2016. O roteiro do evento contou com romaria, café da manhã, Missa em Ação de Graça, homenagens aos piamartinos (especialmente, ao padre Lourenço Franzoni), almoço, testemunhos de amizade e ações do Padre Lourenço (o único dos pioneiros piamartinos, que ainda vive entre nós). No dia 23 de dezembro de 1957, pousa no campo de aviação, deste solo são-bentuense, uma pequena aeronave trazendo os primeiros religiosos da Congregação “Sagrada Família de Nazaré” – pertencente ao padre italiano JOÃO BATISTA PIAMARTA, canonizado pelo papa Bento XVI, no dia 21 de outubro de 2012.
Foram eles os padres: FELICE PISTONI, LOURENÇO FRANZONI, LUIS REBUFINI e o irmão religioso LUIGI PAOLETTI. Padre Felice Pistoni – dos piamartinos, ele foi o primeiro vigário paroquial de São Bento. Em 1964, foi transferido para Fortaleza, onde tornou-se vigário da Paróquia N.S. de Nazaré e também diretor da Escola Profissional Padre João Piamarta. Faleceu na África no ano de 1994. Padre Lourenço Franzoni – Em 1962 participa da inauguração da nova Casa Missionária em Fortaleza-CE. Em 1966, retorna para São Bento e torna-se o novo vigário da Paróquia da cidade, presidente da Escola Paroquial e Diretor da Escola Padre João Piamarta.
Atualmente, está afastado das atividades por força superior e vive na Galileia – localidade de São Bento. Luis Rebuffini – Viajou para Fortaleza em 1960, onde realizou grandes feitos como o Centro Educacional “Padre João Piamarta”, e o Complexo Assistencial e outros. Padre ficou conhecido pelo trabalho de educação voltado às crianças e adolescentes carentes. Por problemas de saúde retornou à Itália, onde faleceu no ano neste ano (2016). Luis Paoletti – religioso piamartino, consagrado ao serviço de Deus e da Igreja, pela Congregação do padre João Batista Piamarta. Viveu por longos anos, a sua missão como colaborador na paróquia de São Bento. Mais tarde, foi transferido para as cidades de Ramilândia, União da Vitória e Ponta Grossa, no Estado do Paraná. Em 1995, retornou para São Bento, onde, acometido por uma enfermidade faleceu no ano de 2007.
Relevantes serviços sociais, os padres piamartinos realizaram em prol da sociedade são-bentoenses. Com construção de ESCOLAS e OFICINAS (carpintaria e mecânica etc.), esses missionários transformaram a vida de muitos alunos que se dedicaram à vida profissional. Fizeram das “Terras da Conceição” que receberam como doação dos herdeiros da Família Matos, um lugar de prosperidade para os lavradores que se encontravam sem orientação agrícola naquele setor. Além das obras importantíssimas desses piamartinos, este blog ressalta a belíssima obra social o RECANTO DA PAZ – uma Instituição que acolhe crianças e jovens com deficiência física ou mental, educando-as para que convivam da melhor forma possível com suas limitações e não se sintam excluídos da sociedade. Essa obra louvável do padre LOURENÇO FRANZONI, está se perpetuando com as bênçãos de Deus. Essas ações não substituíram as atividades religiosas dos piamartinos, porque foram frutos da prática do Evangelho de Jesus Cristo, que eles implantaram em São Bento.
Não faltou o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo aos são-bentuenses, as orientações para a vida cristã e da boa convivência em comunidade. Com o lema “Pietas et labor” (Piedade e trabalho), esses missionários piamartinos procuram levar a Palavra de Deus, não só através da leitura, mas da práticas de ações benéficas ao físico e ao espírito das pessoas que se deixam ser tocadas pelo amor de Jesus Cristo. Além da homenagem de reconhecimento do trabalho do padre Lourenço, que continua pedindo a bênção de Deus sobre este povo, as lembranças do Padre Davi Togni, falecido em 2012, se mostraram presentes no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário