terça-feira, 12 de novembro de 2019

Documentário sobre a Semana do Bebê Quilombola é premiado em Brasília


Foto: Reprodução/ CONFIES
O documentário que retrata a Semana do Bebê Quilombola, produzido pela Fundação Josué Montello, venceu o II Prêmio TV Confies, na categoria Júri Popular. O anúncio foi feito na última sexta-feira (8), no II Congresso Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico, em Brasília. O prêmio foi recebido pela superintendente da Fundação Josué Montello, Maria Ocirema Gomes de Oliveira.
Pioneira no Brasil, a Semana do Bebê Quilombola foi instituída em Bequimão pelo prefeito Zé Martins, por meio da Lei n° 08 de 2013. Desde então, a mobilização social tem contribuído com a proteção e o desenvolvimento da primeiríssima infância nas comunidades remanescentes de quilombos do município, que tem quase 70% da sua população composta por negros.
A obra produzida pelo jornalista João Torres sagrou-se campeã com cerca de 80 votos à frente da segunda colocada. Ao comemorar o prêmio, o assessor de comunicação da Fundação Josué Montello falou sobre os desafios da inovação em processos que não envolvem sistemas informatizados ou o uso intenso de ferramentas de informática. “Apostamos em mostrar uma tecnologia social inovadora, que tem o foco nos costumes da população atendida e com forte integração dos parceiros envolvidos. Estamos extremamente felizes, principalmente, pelas inúmeras mensagens positivas de reconhecimento ao projeto. Esse era o objetivo”, declarou Torres.
Com o tema “Inovação na Gestão: o caso das Fundações de Apoio”, o concurso teve dez trabalhos inscritos. A Fundação Josué Montello apostou no processo de inovação aplicado a projetos sociais, destacando os resultados obtidos com a Semana do Bebê Quilombola.
Em texto publicado no site da Fundação Josué Montello, a Semana do Bebê Quilombola é apresentada como “um novo formato na gestão de projetos sociais voltados ao tema. Uma gestão participativa, que integra gestores públicos, lideranças políticas e comunitárias, líderes religiosos, comunidades quilombolas, entidades da sociedade civil e sociedade, para que possam refletir sobre o tema e agir, respeitando, preservando e valorizando a identidade cultural das crianças quilombolas e suas famílias, fortalecendo, assim, seus espaços de vivência e ancestralidade”.
A Semana do Bebê Quilombola é executado em parceria com o Unicef, Fundação Josué Montello e Secretaria Estadual de Igualdade Racial. No município, é articulado o trabalho de todas as secretarias da Prefeitura Municipal de Bequimão, tendo à frente as secretarias de Cultura e Promoção da Igualdade Racial e Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário