sábado, 19 de julho de 2025

Acordo entre Brandão e União Progressista inclui Fufuca e Pedro Lucas ao Senado e apoio a Marquinhos na Câmara de São Luís

 

A visita do presidente nacional do União Progressista, Antônio Rueda, a São Luís, na última sexta-feira (18), teve como principal objetivo consolidar um pacote político com o governador Carlos Brandão. Segundo apuração, o acordo envolve três pontos principais: o apoio do partido à pré-candidatura de Orleans Brandão em 2026, a indicação dos deputados federais André Fufuca e Pedro Lucas Fernandes ao Senado, e o apoio do governo estadual ao vereador Marquinhos para a presidência da Câmara Municipal de São Luís, em 2026.

Fontes ligadas ao Palácio dos Leões revelam que, após o aval de Brandão, Rueda passou a fazer chamadas de vídeo para vereadores da base de Paulo Victor e Beto Castro, buscando articular uma maioria favorável à eleição de Marquinhos para o comando do legislativo municipal.

Mesmo parlamentares que já teriam declarado apoio à eleição de Beto Castro foram procurados. A movimentação gerou desconforto no grupo de Paulo Victor, atual presidente da Câmara, que recentemente apresentou uma base com 25 vereadores em apoio ao projeto de Orleans Brandão.

A presença de Marquinhos ao lado de Rueda durante o anúncio das pré-candidaturas de Fufuca e Pedro Lucas reforçou os rumores de que a disputa pela presidência da Câmara será diretamente influenciada pelo novo alinhamento entre o União Progressista e o Palácio dos Leões.

A reação de Paulo Victor não demorou. Após o evento, o presidente da Câmara publicou uma foto ao lado de Beto Castro, indicando que pretende manter seu grupo unido em torno da candidatura do aliado. O gesto foi interpretado nos bastidores como uma resposta direta à movimentação de Rueda e Brandão.

O novo arranjo político amplia a tensão entre lideranças do campo governista e reforça a tese de que a disputa pelo Senado e pela presidência da Câmara Municipal estão interligadas aos acordos que miram as eleições de 2026 no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário